Novorizontino costuma se dar bem contra últimos adversários do Paulistão

Ocupando o 3º lugar do Grupo B, quando o campeonato foi paralisado após a 10ª rodada, o Grêmio Novorizontino soma 16 pontos

por Roberto Santana

Novo Horizonte, SP, 13 (AFI) - O invicto Grêmio Novorizontino, que permanece fora da zona de classificação às quartas de final do Paulistão 2020, terá ainda mais dois jogos para cumprir na primeira fase: Ponte Preta, em Campinas; e Santos, em Novo Horizonte.

Com apenas três vitórias no campeonato (uma em casa e duas fora), o Tigre ainda sonha com a vaga à próxima fase e o retrospecto diante desses seus dois próximos adversários lhe é favorável.

DIANTE DA PONTE...
Jogando pela máxima divisão do futebol paulista, Grêmio Novorizontino e Ponte Preta só não duelaram entre si no Paulistão 2016, pois ambos estavam no mesmo grupo. Mas, se enfrentaram nas três competições seguintes e o Novorizontino se manteve invicto, pois venceu uma vez e empatou as outras duas.

De olho na classificação! (Foto: Divulgação)
De olho na classificação! (Foto: Divulgação)
A vitória se deu no Paulistão 2017, 9ª rodada, dia 18 de março, um sábado, no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, por 2 a 1: Cléo Silva abriu o placar aos 33' do 1º tempo, William Potker empatou aos 4' do 2º tempo e Everaldo deu a vitória ao Tigre, aos 14'.

Os dois empates: um pela 6ª rodada do Paulistão-2018, dia 10/02 (sábado), em Campinas, por 1 a 1, com o atacante Felippe Cardoso abrindo o placar para a Macaca, aos 18` do 1º tempo; e o meia Jean Carlos empatando para o Tigre, ainda na primeira etapa (34`).

E, o outro empate não teve sem gols e ocorreu na 7ª rodada do Paulistão-2019, dia 16/02, um sábado, em Novo Horizonte.

CONTRA O PEIXE...
Desde que chegou à divisão de elite do futebol paulista, o Grêmio Novorizontino enfrentou o Santos Futebol Clube em quatro oportunidades.

O único e belíssimo empate ocorreu no Paulistão-2016, pela 4ª rodada, dia 13/02 (um sábado), em Novo Horizonte: Gabigol abriu o placar aos 39`do 1º tempo, Pereira empatou aos 7`do 2º tempo; Lucas Lima, com verdadeiro golaço, empatou aos 12`; Fagner empatou, aos 22`; Lima virou aos 26` e Victor Ferraz, cobrando falta com perfeição, empatou para o Peixe, aos 39`.

Pronto para os alvinegros! (Foto: Divulgação)
Pronto para os alvinegros! (Foto: Divulgação)
A única vitória do Santos, por 3 a 1, se deu na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Paulistão-2017, dia 29 de março (quarta-feira): Henrique abriu o placar para o Novorizontino, aos 10`; Kaike, com dois gols (o primeiro, aos 35` do 1º tempo; e o segundo aos 14` do 2º), virou para o Peixe; e, aos 42`, Thiago Ribeiro, que defendeu o clube de Novo Horizonte no atual campeonato, fez o terceiro.

DUAS VITÓRIAS...
As duas vitórias do Grêmio Novorizontino ocorreram nos dois últimos anos. A primeira, no Paulistão-2018, pela 11ª rodada, dia 07/03 (quarta-feira), no Jorjão, por 2 a 1. Juninho abriu o placar para o Tigre, aos 19´ do 1º tempo; Yuri Alberto empatando aos 9´da etapa complementar; e, Lucas Veríssimo, aos 15`, marcando contra o segundo para o Novorizontino.

A outra se deu no Paulistão-2019, também pela 11ª rodada, dia 15 de março (sexta-feira), no Pacaembu, por 1 a 0, com gol de Murilo Henrique, aos 31` do 1º tempo.

DE OLHO...
Ocupando o 3º lugar do Grupo B, quando o campeonato foi paralisado após a 10ª rodada, o Grêmio Novorizontino, 16 pontos e 3 vitórias, não depende mais somente de si para conquistar a classificação às quartas de final.

Se conquistar duas vitórias, o time de Novo Horizonte chegará aos 22 pontos, mas só obterá a classificação, se Santo André e Palmeiras (respectivamente líder e vice, ambos com 19pg) empatarem seus dois próximos jogos.

Vencendo um e empatando o outro, chegará aos 20 pontos, mas terá que torcer para Santo André e Palmeiras não ganharem mais nenhum jogo, para ficar com uma das duas vagas do grupo.

Se vencer apenas um, o Novorizontino somará quatro vitórias, mas estará eliminado, pois, mesmo que Santo André e Palmeiras sejam derrotados duas vezes, os três clubes ficariam com 19 pontos, mas Ramalhão e Verdão têm atualmente maior número de vitórias: respectivamente 6 e 5.