Novorizontino conquistava o seu primeiro título há seis anos

Após final com o Independente, a equipe aurinegra levantou o título da Série A3, a primeira taça de sua história

por Federação Paulista (FPF)

Novo Horizonte, SP, 25 - Para conseguir trilhar um percurso de sucesso, o ideal é que se tenha um início consolidado e vencedor.

Esse foi o caso do Novorizontino, que logo em seu terceiro ano de disputa profissional, alcançou o título da Série A3 de 2014, há exatos seis temporadas.

Foi a primeira conquista novorizontino, que chegaria à elite paulista em 2016, lugar que nunca mais deixou desde então.

REGULAMENTO
O regulamento daquele ano previa que os 20 participantes jogassem entre si em turno único, avançando os oitos melhores que seriam divididos em dois grupos na segunda fase, jogando em turno e returno.

Ao final dos seis jogos, as duas melhores colocadas de cada chave alcançavam o acesso, enquanto os líderes disputariam a taça.

Novorizontino foi campeão paulista da Série A3 em 2014 (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)
Novorizontino foi campeão paulista da Série A3 em 2014 (Foto: Rodrigo Corsi/FPF)

Na primeira fase, o Novorizontino terminou na vice-liderança com 24 pontos, seis atrás do Rio Preto. Na segunda parte, o aurinegro avançou como primeiro colocado no Grupo 2, com os mesmos 12 pontos do Água Santa, mas na frente pelo saldo de gols (7 contra 4).

Do outro lado, o Independente liderou com 11 pontos, mesma pontuação da Matonense, que também ascendeu de divisão.

A FINAL
Após se classificarem Novorizontino e Independente de Limeira fizeram a final em dois confrontos. Por ter melhor campanha, equipe de Novo Horizonte poderia decidir o título em casa. Apesar disso, o time aurinegro foi até Limeira e goleou os donos da casa por 4 a 0.

No dia 25 de maio de 2014, o Novorizontino entrou em campo com grande vantagem, mas isso não acomodou os comandados do técnico Guilherme Alves.

O Independente entrou melhor que no jogo de ida, com uma defesa mais sólida, mas as melhores chances, no primeiro tempo foram dos donos da casa. Logo no começo, Guilherme Queiroz mandou uma bola na trave.

Aos 30 minutos do segundo tempo, quando a torcida novorizontina já organizava a comemoração, veio o gol. Renan, na linha de fundo, passou para Pereira, que mandou no canto direito. Após 20 anos, a cidade voltou a comemorar um título da equipe local.

DÉCADA METEÓRICA
O Grêmio Novorizontino foi fundado em 1º de março de 2010, para substituir a lacuna deixada pelo Grêmio Esportivo Novorizontino. O time fez sua estreia na Segunda Divisão em 2012, ano em que conquistou o primeiro acesso.

Após o título da Série A3 em 2014, a equipe teve passagem meteórica pela Série A2 e chegou à elite em 2016.

Logo em seu ano de estreia na principal divisão do estado, a equipe aurinegra não alcançou a classificação, mas apresentou uma boa campanha com 21 pontos no Grupo B.

Em 2017, após começo irregular, conseguiu se classificar, pela primeira vez, para a segunda fase e, por consequência, conseguiu a vaga para a Série D do Campeonato Brasileiro.

Desde então, consegue se classificar em todas as edições e, curiosamente, com o mesmo adversário: nas três vezes, enfrentou o Palmeiras e acabou sendo eliminado.