Copa Paulista: Noroeste anuncia atual técnico campeão do Paulista A3

Betão Alcântara conduziu o Atibaia ao acesso e ao título Estadual desta temporada

por Agência Futebol Interior

Bauru, SP, 09 (AFI) - O Noroeste anunciou oficialmente, nesta manhã de quarta-feira (9), o nome de Betão Alcântara como novo técnico do time. O treinador já começa a trabalhar esta semana, juntamente com a diretoria e gerência de futebol, para definir o elenco para a Copa Paulista. A pré-temporada tem data prevista para começar na segunda quinzena de junho e a competição terá início a partir de 5 de agosto.

O campeão da Copa Paulista tem direito de escolher uma vaga à Série D do Brasileiro ou a Copa do Brasil. Já o vice-campeão fica com a que restar. O Norusca é bicampeão (2005 e 2012). Experiente e com currículo recheado de conquistas, Betão é o atual campeão da Série A3 do Paulista, já que levou o Atibaia ao título da divisão e ao acesso à Série A2 de 2019. Nos últimos anos, entre 2015 e 2018, conquistou três acessos.

Pelo Atibaia, em 2018, Betão Alcântara obteve incríveis 12 vitórias em 19 partidas da primeira fase, com quatro empates e apenas três derrotas. Foram 32 gols marcados, sendo 20 de saldo. Na fase eliminatória, os números foram ainda melhores, com quatro vitórias e um empate, eliminando camisas tradicionais, como o próprio Norusca, Capivariano e Portuguesa Santista.

Noroeste anuncia Betão Alcântara, atual técnico campeão do Paulista A3
Noroeste anuncia Betão Alcântara, atual técnico campeão do Paulista A3

TRÊS ACESSOS ENTRE 2015 E 2018
Técnico desde 1998, Betão Alcântara é hoje popularmente conhecido como um dos “reis do acesso” do futebol brasileiro. Além de respeitado como treinador e de conhecer as divisões do Paulistão como poucos, ele é reconhecido também por formar grandes elencos. Vive grande fase à beira do gramado, já que obteve três acessos nos últimos três anos: Fernandópolis, Rio Preto e Atibaia.

Além do título deste ano com o Falcão e levando em conta seu trabalho mais recente, Betão conseguiu promover o Fernandópolis da Série B à Série A3 do Paulista, em 2015, mesmo ano em que o Norusca retornou à Terceirona. No ano seguinte, conquistou acesso com o Rio Preto da Série A3 à Série A2, em 2016. Com Jataiense, em 2002, Rio Verde, em 2011, e Anapolina, em 2013, foi campeão da Segunda Divisão Goiana e conduziu as equipes à elite local.

O EX-JOGADOR
Nascido no dia 14 de novembro de 1961, em Guaratinguetá, Carlos Roberto Cardoso de Alcântara começou no futebol como atleta pelo XV de Jaú, na época de ouro da equipe. Defendeu a Seleção Brasileira Sub 20, com quem conquistou título do Torneio Internacional de Ribeirão Preto, ao vencer o Paraguai por 2 a 0 na final, com um gol do próprio Betão. Ainda pela Seleção, foi vice-campeão do Sul-Americano no Equador. Os bons resultados o fizeram ser vendido pelo XV de Jaú ao América do México, onde fez carreira e mais se destacou.

Dentro de campo, era conhecido pelas finalizações violentas de médias e longas distâncias. Deixou a sua marca em várias partidas, mas o seu forte era dar assistências. Era jogador que dava a qualidade do último passe.

 
 
" />