Campinas recebe o Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo

Filipe Orsolini Pinto de Souza é presidente da Comissão de Direito Desportivo da 3ª Subseção – Campinas

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 21 - O presidente da Comissão de Direito Desportivo da 3ª Subseção – Campinas da OAB, Filipe Orsolini Pinto de Souza, participa do 7° Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo, com início nesta quinta-feira (22), no Auditório do Centro Universitário Salesiano, Unisal - Campus Liceu Salesiano.

O advogado integra a Mesa Redonda que discutirá o tema “Receita Federal & Justiça do Trabalho: As autuações de Atletas por Recolhimento Indevido de Direito de Imagem e a Perspectiva Jurisprudencial”, que será nesta sexta-feira (23), a partir das 12h.

“O Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo é um evento já consagrado, que alcança profissionais de todo Brasil. Trata-se de uma oportunidade de trocar experiências, adquirir conhecimento e entender como podemos aprimorar cada vez oDireito Desportivo Nacional e Internacional”, afirma o advogado Filipe de Souza, lembrando que o evento receberá a sessão itinerante do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Futebol nesta quinta-feira, às 11h, na qual serão julgados 14 processos.

Na sequência, a partir das 18h30 desta quinta, acontece a cerimônia de abertura do 7° Simpósio Nacional de Direito do Trabalho Desportivo 2019, com a palestra “Escolhas”, ministrada por André Heller, campeão olímpico e coordenador técnico do Vôlei Renata.

Na sexta-feira (23), a programação começa a partir das 8h45, com painéis de discussão sobre diferentes temas. Entres eles estão: “Direito Coletivo na Melhoria das Condições de Trabalho Desportivo”; “Regime Jurídico da Cessão Temporária na Direito do Trabalho Desportivo”; “Novidades Jus Laborais na Regulação Internacional e Jurisprudência no âmbito da Fifa”; “Atleta em Formação e Mentor Aprendiz: Conceitos e Diferenças no Futebol, Basquete e Vôlei”, “Violência de Torcida em Centro de Treinamento e a Responsabilidade do Clube”, entre outros.

Sobre o advogado

Filipe Orsolini Pinto de Souza é presidente da Comissão de Direito Desportivo da 3ª Subseção – Campinas; Mestre em Direito Desportivo Internacional pelo ISDE – Instituto Superior de Derecho y Economia (Espanha); Pós-Graduado em Direito Desportivo pela Escola Superior de Advocacia da OAB/SP; Pós-Graduado em Direito Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas; graduado pela FACAMP – Faculdades de Campinas; Participante do Programa de Negociação da Harvard Law School; Membro da Comissão de Direito Desportivo da OAB Seção São Paulo; Conselheiro do Instituto Brasileiro de Direito Desportivo; membro do ISDE Sports Law Alumni e Membro da Association Internationale des Avocats du Football – AIAF. Sócio Fundador de Brocchi e Souza Sociedade de Advogados.