Federação Maranhense apoia cinco substituições, mas deixa decisão final para clubes

"A tendência é já utilizarmos na continuidade do Campeonato Maranhense", disse o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina

por Agência Futebol Interior

São Luís, MA, 13 (AFI) - Após o anúncio da Fifa de que as competições poderão adotar a medida de permitir cinco substituições nas partidas em 2020, as federações estaduais brasileiras começam a se pronunciar sobre o assunto. Depois das entidades catarinense, piauiense, a Federação Maranhense de Futebol é mais uma que apoia essa nova regra, mas deixou a decisão final para os clubes.

"A tendência é já utilizarmos na continuidade do Campeonato Maranhense. Em que pese ser facultativa, a medida visa proteger os atletas, pela demandas de jogo que devem ocorrer no retorno das competições. Assim, quando forem liberados os estádios, iremos reunir os clubes para este e outros pontos, conforme o Plano de Retomada do Campeonato divulgado. No momento, priorizamos a cautela e o cuidado de todos", disse o vice-presidente de competições da FMF, Hans Nina.

Federação Maranhense apoia cinco substituições, mas deixa decisão final para clubes
Federação Maranhense apoia cinco substituições, mas deixa decisão final para clubes
Em seu comunicado, divulgado na última sexta-feira, a International Board (IFAB, na sigla em inglês), órgão que faz a gestão das regras do esporte, sugeriu que essa alteração pontual e temporária deve entrar imediatamente em vigor e será aplicada nas competições que estejam previstas para ser concluídas até 31 de dezembro de 2020. A FIFA logo acatou e deixou a decisão nas mãos das federações. Mas, segundo a entidade, essa nova regra irá 'proteger o bem-estar dos jogadores'.

O Campeonato Maranhense está suspenso desde março, ainda na disputa da primeira fase, faltando duas rodadas para o encerramento. Segundo o regulamento ainda faltam a segunda fase - espécie de quartas de final -, semifinal e final.