LIGA DOS CAMPEÕES: Real e Liverpool apostam em atletas da seleção para avançar

Bayern de Munique, Manchester City, Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona confirmaram suas vagas na semana passada

por Agência Estado

Campinas, SP, 01 (AFI) - Real Madrid e Liverpool vão entrar em campo nesta terça-feira em busca da vitória para assegurarem suas vagas no mata-mata da Liga dos Campeões. Ambos dependem apenas de si mesmos para se classificar com uma rodada de antecedência em seus grupos, juntando-se a Bayern de Munique, Manchester City, Chelsea, Sevilla, Juventus e Barcelona, que confirmaram suas vagas na semana passada.

E, nos jogos do Real e do Liverpool, jogadores da seleção brasileira podem fazer a diferença. Contra o Shakhtar Donetsk, na Ucrânia, o time espanhol aposta mais uma vez na regularidade de Casemiro, que vem sendo decisivo no Grupo B.

Contra o Borussia Mönchengladbach, ele evitou a derrota ao marcar um gol e dar assistência para outro. Como o técnico Zinedine Zidane não terá novamente o meia Federico Valverde, um dos destaques da temporada, Casemiro será ainda mais importante no setor.

ATAQUE!
No ataque, o treinador poderá dar nova chance tanto a Vinicius Junior quanto a Rodrygo, que balançou as redes na rodada passada, na vitória sobre a Inter de Milão por 2 a 0, embora o árbitro tenha registrado o gol como contra de um rival.

O ex-santista também deixou sua marca no triunfo anterior sobre o mesmo time italiano. Um dos dois brasileiros, que vem recebendo chances de Tite na seleção, deve começar como titular, formando o ataque com Benzema, que voltará ao time ao se recuperar de lesão.

Real Madrid em recuperação. (Foto: Divulgação)
Real Madrid em recuperação. (Foto: Divulgação)
Os desfalques do Real seguem sendo muitos, apesar do retorno do atacante. Na segunda, Zidane confirmou que Hazard está fora da partida - se machucou no fim de semana. O técnico também não poderá contar novamente com o atacante Luka Jovic e os defensores Dani Carvajal e Sergio Ramos, capitão do time. E a defesa tem sido o principal motivo de preocupação da torcida nas últimas semanas.

No sábado, o Real levou dois gols do modesto Alavés e perdeu por 2 a 1, pelo Campeonato Espanhol. Antes da vitória sobre a Inter, na quarta passada, o último jogo em que a equipe de Zidane não tinha sido vazada havia sido em 4 de outubro, no triunfo sobre o Levante, pela competição nacional.

FECHADO!
Não levar gols poderá ser fundamental para a classificação do Real, nesta terça. O time espanhol ocupa o segundo lugar do Grupo B, com sete pontos, um atrás do líder Mönchengladbach, que receberá a Inter, última colocada da chave, com quatro. O Shakhtar aparece em terceiro, com quatro.

Uma vitória classificará o Real às oitavas e um tropeço poderá complicar a situação para a rodada final, em 9 de dezembro, contra o embalado Mönchengladbach. "Sabemos que amanhã será uma nova final. Temos duas pela frente. Amanhã certamente temos o jogo mais importante porque, se vencermos, nos classificaremos", diz Zidane.

EMPATE PODE RESOLVER
O Liverpool vive situação mais confortável com o Real, embora tente não relaxar. A confiança em excesso pode ter sido a causa da inesperada derrota por 2 a 0 diante da Atalanta, em casa, na rodada passada. E isso poucas semanas depois de o time inglês aplicar 5 a 0 no mesmo time italiano.

O revés atrapalhou os planos de Jürgen Klopp, que pretendia confirmar a classificação antecipada para poder dar mais descanso aos seus jogadores.

"Eu não tenho jogadores suficientes para ter prioridades. Não se trata de competições, mas sim de jogadores. No sábado, foram a campo aqueles que estavam em melhores condições físicas", diz o treinador.

Agora, ele deve ter força máxima para enfrentar o Ajax, novamente em Anfield Road, nesta terça. Um empate pode confirmar a vaga no mata-mata, dependendo de uma combinação de resultados. Mas uma vitória não deixaria margem para dúvidas.

TRÊS SELECIONÁVEIS!
Para tanto, o Liverpool tem no elenco três jogadores da seleção: o goleiro Alisson, o volante Fabinho, que vem sendo improvisado na zaga, e o meia-atacante Roberto Firmino, cuja vaga no time está cada vez mais ameaçada por Diogo Jota, reforço recente do time. Líder do Grupo D, a equipe inglesa soma nove pontos, enquanto Ajax e Atalanta têm sete cada. O Midtjylland, que vai visitar o time italiano nesta terça, ainda não pontuou.

Pelo Grupo A, o Bayern de Munique decidiu poupar alguns dos seus principais titulares. Robert Lewandowski e Manuel Neuer sequer viajaram para Madri para enfrentar o Atlético nesta terça. Com quatro vitórias em quatro jogos e 12 pontos, o time alemão conquistou na rodada passada a vaga nas oitavas.

NA BRIGA!
Já o Atlético, em segundo lugar, segue na luta para avançar. Soma cinco pontos, contra três do Lokomotiv Moscou, que receberá o Salzburg, lanterna da chave, com apenas um ponto.

No Grupo C, o Manchester City vive situação semelhante à do Bayern: 12 pontos e aproveitamento de 100%. Com o time classificado, Pep Guardiola deve poupar titulares contra o Porto, em Portugal.

Ao time da casa, segundo colocado na chave (9 pontos), um empate serve para confirmar a classificação. A outra partida da chave reunirá Olympique de Marselha e Olympiacos, que está em terceiro, com três pontos. Os franceses não obtiveram um ponto sequer até agora.

Próximos Jogos
Lokomotiv Moscou x Red Bull Salzburg
01/12/2020 14:55
Shakhtar Donetsk x Real Madrid
01/12/2020 14:55
Atlético de Madrid x Bayern de Munique
01/12/2020 17:00
Borussia Mönchengladbach x Internazionale
01/12/2020 17:00
Olympique x Olympiacos
01/12/2020 17:00
Porto x Manchester City
01/12/2020 17:00
Liverpool x Ajax
01/12/2020 17:00
Atalanta x Ajax
01/12/2020 17:00
Krasnodar x Rennes
02/12/2020 14:55
Istanbul Basaksehir x RB Leipzig
02/12/2020 14:55
Sevilla x Chelsea
02/12/2020 17:00
Borussia Dortmund x Lazio
02/12/2020 17:00
Club Brugge x Zenit
02/12/2020 17:00
Juventus x Dínamo de Kiev
02/12/2020 17:00
Ferencvárosi x Barcelona
02/12/2020 17:00
Manchester United x PSG
02/12/2020 17:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!