LIGA DOS CAMPEÕES: Mesmo com Kane lesionado, Tottenham vence Manchester City

O gol do sul-coreano Son Heung-min dá ao Spurs a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta

por Agência Estado

São Paulo, SP, 09 - No segundo jogo disputado em seu novo estádio, inaugurado na semana passada, o Tottenham precisou superar uma lesão de Harry Kane e voltou a contar com uma atuação decisiva do atacante sul-coreano Son Heung-min para vencer o Manchester City por 1 a 0, nesta terça-feira, em Londres, pelo confronto de ida das quartas de final da Liga dos Campeões.

Herói do jogo, Son já havia feito história ao marcar o primeiro gol da fantástica nova arena do clube londrino, que custou cerca de 1 bilhão de libras esterlinas (algo em torno de R$ 5 bilhões), na vitória por 2 a 0 sobre o Crystal Palace, na quarta-feira passada, pelo Campeonato Inglês.

COMO FICOU
Com o triunfo em casa, o Tottenham poderá jogar por um empate para avançar às semifinais da competição no confronto de volta deste mata-mata, no próximo dia 17, em Manchester.

Já a equipe comandada pelo técnico Pep Guardiola precisará ganhar por dois gols de diferença para seguir vivo no torneio ou por 1 a 0 para levar a disputa da vaga à prorrogação e, caso seja necessário, aos pênaltis.

O goleiro Lloris defendeu pênalti cobrado por Agüero quando a partida estava empatada
O goleiro Lloris defendeu pênalti cobrado por Agüero quando a partida estava empatada
Vale lembrar que na Liga dos Campeões os gols marcados fora de casa têm maior peso para efeito de desempate. Com isso, caso o Tottenham faça um no duelo de volta, obrigará o City a balançar as redes por pelo menos três vezes para ir às semifinais.

PÊNALTI PERDIDO
E o City vai deixar Londres com motivos de sobra para lamentar, pois desperdiçou um pênalti aos 12 minutos do primeiro tempo. A penalidade só foi assinalada pelo juiz Bjorn Kuipers depois de o mesmo ter consultado a arbitragem de vídeo, que flagrou um toque da bola no braço de Rose após finalização do atacante Sterling.

O atacante argentino Agüero, que foi escalado como titular depois de desfalcar o seu time nas duas partidas anteriores por motivo de lesão, fez a cobrança no canto esquerdo de Lloris, que acertou o lado e fez a defesa.

Depois disso, o que se viu em campo no primeiro tempo foi um jogo de poucas emoções e muita tensão. Aos 39 minutos, o volante Fernandinho correu sério risco de ser expulso ao acertar a cabeça de Harry Kane com o braço. O juiz, porém, não flagrou a imprudência do jogador brasileiro, que sequer cartão recebeu.

BAIXA IMPORTANTE
Na etapa final, Son foi o primeiro a dar mais trabalho aos defensores do City e obrigou o também brasileiro Ederson a trabalhar em um chute cruzado aos 4 minutos.

E o sul-coreano ganhou uma responsabilidade maior no ataque pouco depois, aos 10, quando Kane levou um pisão de Delph no tornozelo em uma dividida e, com muitas dores, precisou deixar a partida mancando.

O sul-coreano Son finaliza para marcar o gol que a deu a vitória ao Tottenham
O sul-coreano Son finaliza para marcar o gol que a deu a vitória ao Tottenham
Com a saída de Kane, o técnico Mauricio Pochettino colocou Lucas Moura em campo. Do outro lado, Guardiola respondeu com a entrada do também brasileiro Gabriel Jesus no lugar de Agüero.

TEVE QUE ESPERAR O VAR
Porém, quem acabou sendo decisivo mesmo foi Son, aos 33 minutos. Depois de receber um passe de Eriksen nas costas da zaga, o sul-coreano conseguiu evitar a saída da bola na linha de fundo, cortou a marcação de Delph com um drible para trás e finalizou cruzado para a bola passar por debaixo de Ederson e entrar.

O gol só foi validado pela arbitragem após a consulta ao VAR, já que houve dúvida se a bola ultrapassou a linha de fundo quando Son dominou a bola antes de fazer a bela jogada que resultou no gol que definiu a partida.

Nos minutos finais do jogo, Guardiola gastou os seus últimos cartuchos ao colocar De Bruyne e Sané em campo nos lugares de Mahrez e David Silva, mas já era tarde demais e não houve tempo para uma reação.

Confira os resultados da 1ª rodada
Tottenham
1
x
0
Manchester City
Liverpool
2
x
0
Porto
Próximos Jogos
Ajax x Juventus
10/04/2019 16:00
Manchester United x Barcelona
10/04/2019 16:00