LIGA DOS CAMPEÕES: Quartas vão ter United x Barcelona e Ajax x Juventus

A grande decisão continental será realizada no dia 1.º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri

por Agência Estado

Campinas, SP, 15 - A Uefa definiu nesta sexta-feira, através de um sorteio em sua sede na cidade de Nyon, na Suíça, os confrontos das quartas de final da Liga dos Campeões da Europa. O de maior destaque é entre Manchester United e Barcelona, que vão reeditar as finais das edições de 2008/2009 e 2010/2011 - ambas vencidas pelo time da Espanha, que desta vez terá a vantagem de decidira a classificação às semifinais no estádio Nou Camp, em Barcelona.

Nas oitavas de final, o Barcelona passou com facilidade pelo Lyon, da França, com um empate sem gols como visitante e uma goleada por 5 a 1, na Espanha. O Manchester United passou de forma heroica sobre o Paris Saint-Germain, que não contou com o lesionado Neymar, com uma derrota na Inglaterra por 2 a 0 e uma vitória por 3 a 1, com um gol de pênalti nos últimos minutos, em Paris.

TAMBÉM JÁ DECIDIU A COMPETIÇÃO
Outro duelo das quartas de final que será uma reedição de outras duas decisões da Liga dos Campeões é entre Ajax e Juventus - a decisão da vaga será em Turim, na Itália. Na edição de 1972/1973, o time holandês se deu melhor ao vencer os italianos por 1 a 0, em Belgrado, na antiga Iugoslávia. Em 1996, foi a vez dos italianos ganharam por 4 a 2 na disputa por pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, em Roma.

Para chegar a esta fase da competição pela primeira vez desde 1997, o Ajax eliminou ninguém menos que o Real Madrid, atual tricampeão e maior vencedor da história da Liga dos Campeões com 13 títulos. E passou com uma goleada por 4 a 1 em pleno estádio Santiago Bernabéu, em Madri, depois de ter perdido em casa por 2 a 1.

A Juventus, de Cristiano Ronaldo, também avançou no sufoco contra o Atlético de Madrid - perdeu na Espanha por 2 a 0 e reverteu com um show do craque português, que marcou os três gols da vitória em Turim.

Foto: Twitter / UEFA
Foto: Twitter / UEFA

NA TERRA DA RAINHA...
Nesta fase de quartas de final, os clubes ingleses dominam com quatro clubes. Dois deles, Tottenham e Manchester City, farão um dos duelos em busca de uma vaga nas semifinais. O primeiro jogo será com mando do clube de Londres, que pode ter a inauguração de seu remodelado estádio White Hart Lane - caso isso não aconteça, o duelo será em Wembley.

INGLATERRA X PORTUGAL
Atual vice-campeão da Liga dos Campeões, o Liverpool terá pela frente o Porto. O time dos brasileiros Alison, Fabinho e Roberto Firmino terá o desafio de ser o mandante do primeiro jogo e definir a classificação no estádio do Dragão, na Cidade do Porto, em Portugal.

RETA FINAL
De acordo com a Uefa, a rodada de ida das quartas de final será jogada nos dias 9 e 10 de abril e a de volta nos dias 16 e 17. O sorteio definiu também os cruzamentos para as semifinais: quem passar de Tottenham x Manchester City terá pela frente o ganhador de Ajax x Juventus; e o vencedor de Manchester United x Barcelona pegará Liverpool ou Porto. A grande decisão da Liga dos Campeões será realizada no dia 1.º de junho, no estádio Wanda Metropolitano, em Madri.

Confira os duelos das quartas de final da Liga dos Campeões:

Tottenham x Manchester City

Ajax x Juventus

Manchester United x Barcelona

Liverpool x Porto