A volta por cima do Ituano Futebol Clube

Após atingir uma situação complicada fora e dentro de campo, o Ituano contou com a ajuda de Juninho Paulista

por Agência Futebol Interior

Itu, SP, 29 (AFI) - Fundado no dia 24 de maio de 1947, o Ituano recentemente passa por uma mudança importante em seu modelo de gestão. O processo que contou com a nomeação e foi iniciado com Juninho Paulista, o antigo ídolo do Middlesbrough e ex-jogador da seleção do Brasil, está dando resultados para o time do interior, que viu o sucesso surgir na forma de resultados e de negócios nos últimos anos.

A experiência conta bastante na hora de executar uma atividade, mas nunca é tarde para começar, no http://yoyocasino.com/br/ há a oportunidade de obter novas experiências e aprimora-las cada vez mais.

Em 2014, o clube baseado em Itu surpreendeu. Com um elenco pouco experiente em relação aos títulos, a equipe que tinha jogadores como o carimbado Cristian chegou até a final do Campeonato Paulista. Após se classificar em segundo no grupo em que o Corinthians ficou para trás logo na primeira fase, o Galo eliminou o Botafogo de Ribeirão Preto nas quartas, superou o Palmeiras nas semifinais por 1 a 0 e, nas penalidades máximas, conquistou o título frente ao Santos depois de vencer o jogo de ida por 1 a 0 e perder a volta pelo mesmo placar.

A volta por cima do Ituano Futebol Clube
A volta por cima do Ituano Futebol Clube
Com Juninho na presidência e o ex-jogador Doriva no comando técnico, o título do clube foi comemorado até na Inglaterra, pelo passado dos dois como jogadores do Middlesbrough. Anos antes da conquista, Juninho Paulista havia retornado ao clube como jogador e encerrou sua carreira com a camisa da equipe que o revelou para o futebol nacional. Em um clube que não caminhava como deveria pela crise que vivia dentro e fora de campo, o meia considerado como um dos maiores brasileiros a jogar na Premier League assumiu o comando administrativo e deu início à virada de mesa.

O Ituano não disputava qualquer divisão nacional e não tinha local de treinamento próprio para o time principal e para a base e a reestruturação realizada pelo meia campeão do mundo em 2002 deu resultados anos depois. Hoje, o Ituano se destaca e é referência na formação de atletas para o mundo profissional. Em 2019, o Arsenal entrou em contato com o clube para fechar a negociação do jovem Gabriel Martinelli e assim bater o interesse de diversas equipes em seu futebol num negócio avaliado na casa dos 5 milhões de euros. Mais recentemente, foi a vez do atacante Gui Mendes dar o salto para o Cruzeiro depois de passar por todas as categorias da equipe do interior paulista desde o time sub-15.

“O Ituano valoriza muito a sua base. É um clube que aproveita no seu time profissional vários atletas formados na sua base. A valorização não é só para os atletas, mas também para os treinadores. O Doriva começou na base, o Vinicius também saiu da base e todos os auxiliares técnicos estão vindo da base. O clube tem excelente estrutura e uma das melhores camisas do interior paulista”, declarou Jean Carlo, treinador das equipes infantis, para o site oficial do Ituano, que conta com Vinicius Bergantin, ex-jogador do clube, como o seu treinador principal.

Com o sucesso na gestão, Juninho Paulista chamou a atenção da Confederação Brasileira de Futebol. A missão de construir um centro de treinamento e modernizar o clube foi bem-sucedida, os resultados foram acompanhando todo o trabalho realizado visando o longo prazo, que começou depois que Juninho deu dinheiro do próprio bolso para tirar a sua equipe de uma situação complicada. Em julho de 2019, o dirigente do Ituano aceitou o convite da CBF para assumir o cargo de coordenador da Seleção Brasileira deixado por Edu Gaspar e deu adeus ao seu clube de coração.

Atualmente, a equipe principal disputa a primeira divisão do Campeonato Paulista e já sabe quem enfrenta na Série C de 2020 depois de ter garantido a promoção para a terceira divisão do futebol nacional em 2019, chegando até as semifinais da Série D do ano em questão. Mesmo com a saída do principal responsável pela nova fase, as sementes para um futuro melhor já foram plantadas na cidade de Itu e, sem exageros, o clube pode imaginar o sucesso com a mentalidade de um grande ao se estabelecer dentro do futebol brasileiro de forma definitiva.