Luto! Morre atacante campeão brasileiro de 1979 que é ídolo no Pará

Bira Burro fez história no Internacional e é um dos maiores ídolos do Remo

por Agência Futebol Interior

Belém, PA, 14 (AFI) - Mais um marcante jogador dos anos 70/80 morreu em 2020. É Bira Burro, atacante campeão brasileiro de 1979 pelo Internacional e considerado um dos maiores ídolos do Clube do Remo.

De algum tempo debilitado em razão de um câncer, Bira faleceu na manhã dessa segunda-feira em Belém, onde estava hospitalizado.

Nascido em Macapá-AP em 20 de maio de 1955, Ubiratã Silva do Espírito Santo tinha 65 e marcou época com a camisa do Remo nos anos 70, fazendo gols e sendo tricampeão paraense.

Seu sucesso foi tão grande que foi contratado pelo Internacional, na época a mais badalada equipe do Brasil. No time colorado foi campeão brasileiro de 1979 de forma invicta.

Bira Burro foi campeão brasileiro defendendo o Internacional
Bira Burro foi campeão brasileiro defendendo o Internacional
Bira começou a carreira no futebol do Amapá jogando nas categorias de base do Macapá, mas logo transferiu para o Paysandu, onde teve poucas oportunidades.

Observado pelo Remo, acabou indo para o rival e virou artilheiro, substituindo a Alcino, que havia se transferido para o Grêmio e transformando em um dos maiores artilheiros e ídolos da equipe remista.

CINCO GOLS CONTRA O CAMPEÃO GUARANI EM 1978
Depois de marcar cinco gols em uma única partida contra o Guarani no Campeonato Brasileiro de 1978, Bira passou a ser observado por grandes equipes e acabou contratado pelo Inter, onde ficou até 1982.

Após defender o Inter por três temporadas, Bira foi negociado com o Atlético Mineiro, tendo sido campeão mineiro em 1982. Do Atlético, Bira virou um "cigano da bola" e em São Paulo jogou no Juventus e na Saltense, equipe de Salto que fazia sucesso na então Divisão Intermediária (hoje A2).

Também vestiu as camisas do Novo Hamburgo-RS, Brasil-RS, Aimoré-RS, Central de Caruaru-PE, Náutico-PE e no Chivas Guadalajara, do México, onde também foi campeão.

BIRA ERA IRMÃO DE ALDO, DO FLUMINENSE
Bira era irmão de Aldo, que durante muitos anos foi lateral-direito de Paysandu e Fluminense.

Após encerrar a carreira, Bira chegou a ser treinador de alguns equipes amapaenses, mas não decolou na carreira e, antes de ficar doente, vinha atuando como comentarista esportivo em emissoras de rádio de Macapá.