Time da Série D promove 'homem do Grenal' para treinar profissionais

Após a saída de Washington Luiz, o Guarany de Sobral resolveu promover Jorge Veras, que marcou época como jogador

por Rivail Oliveira

Sobral, CE, 19 (AFI) - O Guarany de Sobral anunciou a promoção do técnico Jorge Veras, para a sequencia do Campeonato Cearense e para o Campeonato Brasileiro da Série D. Como outros clubes do futebol brasileiro, o Bugre está parado desde meados de março, devido a pandemia do Covid-19. Veras estava na base do clube. O ex-treinador Washington Luiz deixou o clube que ainda liberou todo elenco que foi o campeão da primeira fase cearense.

Jorge Veras vinha trabalhando como comandante nas categoria de base do próprio Bugre. Antes disso, ex-jogador que marcou época, já treinou times como: 4 de Julho, River/PI, Ferroviário, Fortaleza sub-20.Em 2017 voltou ao 4 de Julho e em 2018 dirigiu o Floresta/CE. Agora, o novo comandante está discutindo com a diretoria a formação de um novo elenco. Segundo o clube a reapresentação está prevista para o dia 29 de junho.

Jorge Veras irá comandar o Guarany de Sobral na Série D
Jorge Veras irá comandar o Guarany de Sobral na Série D
"Possivelmente o clube possa volta suas atividades no dia 29 se tudo ocorrer dentro dos conformes e seguindo as orientações da OMS (Organização Mundial de Saúde) e assim, tomando todos os cuidados necessário para proteger a saúde de atletas, comissão e funcionários contra o Covid-19", disse o clube através de sua assessoria.

CARREIRA COMO JOGADOR
O ex-tacante Jorge de Souza Veras, de 61 anos, começou sua carreira na base do Fortaleza Esporte Clube, jogando nas divisões inferiores do clube. Permaneceu no clube até que, pela idade, ganhou passe livre.Jogou em diversos clubes em sua carreira, como Telha de Iguatú do Ceará, Ceará, Ferroviário do Ceará, Tiradentes do Piauí, Criciúma, Bandeirantes de São Paulo, Avaí, Taubaté de São Paulo, 4 de Julho do Piauí e Nacional de Manaus.

Tendo como passagem mais destacada o período de 1982 e 1983 junto ao Ferroviário do Ceará, onde foi um dos grandes artilheiros do clube, sendo vice-campeão cearense. Teve ainda passagens destacadas pelo Criciúma,.

HOMEM GRANAL
Veras ficou conhecido com o "Homem Grenal", por ser pé quente nos clássicos gaúchos. Jorge Veras ficou conhecido ainda como rival difícil, para Taffarel, que viu uma invencibilidade de 900 minutos sem levar gols ser encerrada aos seus pés.Encerrou a carreira em 1980 como atleta no Ceará.

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
O Guarany fez seu último jogo dia 29 de fevereiro, 0 a 0 com o Ceará pela segunda fase do estadual. Já classificado para as semifinais, com dez pontos (ao lado de Ferroviario, Fortaleza e Ceará), o bugre ainda tem um jogo pela segunda fase, contra o Fortaleza, na última rodada,ainda sem data marcada.

Pelo Brasileiro da Série D, o Guarany tinha estreia dia 23 de maio contra o Salgueiro/PE, no Junco. Porém com a pandemia do Covid-19 toda tabela ficou em suspenso. O grupo do time bugrino tem ainda:Floresta/CE, Globo/RN, Campinense/PB,Atletico Cajazeirense/PB, Afogados/PE, e América/RN.