Paulistão: Com Carpini, Guarani tem quarto melhor início de Estadual no século XXI

Desempenho atual só não é superior em relação aos anos de 2012, 2003 e 2001

por Lucas Rossafa

Campinas, SP, 11 (AFI) - O Guarani constrói, em 2020, a quarta melhor campanha considerando as cinco primeiras rodadas de Campeonato Paulista no século XXI.

Após 11 participações na elite estadual, desempenho bugrino atual - com oito pontos, duas vitórias, duas derrotas e uma derrota - só não é superior em relação aos anos de 2012, 2003 e 2001.

Em 2012, sob comando de Oswaldo Alvarez, Alviverde somou dez tentos em 15 possíveis e fez campanha sólida na primeira fase - terminou em 4º lugar, com 36 pontos no total e 11 triunfos em 19 rodadas.

Guarani tem quarto melhor início no Paulistão neste século - David Oliveira / Guarani FC
Guarani tem quarto melhor início no Paulistão neste século

No mata-mata, despachou Palmeiras e Ponte Preta e ficou com o vice-campeonato após ser superado pelo Santos, à época com Neymar e Paulo Henrique Ganso no auge.

REVIRAVOLTA

O ano de 2001 foi um sinal claro de enorme decadência dentro do Paulistão. Com Carlos Alberto Silva como técnico, Guarani começou em alta, com os mesmos dez pontos e aproveitamento superior a 65%. Depois, amargou queda livre e foi rebaixado à Série A2 com a segunda pior campanha.

Com Giba em 2003, Alviverde avançou na vice-liderança do Grupo 1 e com nove pontos na bagagem, em formato mais enxuto.

Nas quartas de final, porém, empatou sem gols com a Portuguesa Santista, fora de casa, em jogo único, e se despediu com o sexto melhor desempenho no geral.

ADENDOS

Vale lembrar que, em 2002, clube campineiro disputou o Torneio Rio-São Paulo e, por isso, não disputou a elite estadual.

Nos anos de 2007, 2010, 2011, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018, porém, amargou participação na Série A2 do Campeonato Paulista.

E AGORA?

Sem perder há três rodadas e na luta por atingir a segunda mini meta, o Guarani tem semana livre de preparação para enfrentar o Novorizontino, no próximo sábado, 15 de fevereiro, às 16h, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Mercado da Bola
Guarani-SP
Elenco ainda não definido
  • Goleiros

    Carlão, Jefferson Paulino, Lucas Cardoso e Matheus Cavichioli

  • Laterais

    Bidu, Cristovam e Thallyson

  • Zagueiros

    Bruno Lima, Bruno Silva, Leandro Almeida, Romércio e Victor Ramon

  • Volantes

    Deivid, Eduardo Person, Igor Henrique, Lucas Abreu, Marcelo, Pedro Acorsi e Ricardinho

  • Meias

    Bady, Giovanny e Mateusinho

  • Atacantes

    Alemão, Bruno Sávio, Júnior Todinho, Pablo, Rafael Costa, Renanzinho e Wermeson

  • Técnico

    Thiago Carpini