Por fuga do rebaixamento, Guarani desafia jejum de uma década sem vencer no Majestoso

Último triunfo bugrino na casa da Ponte Preta foi na Série B de 2009, ano do último acesso à elite nacional

por Lucas Rossafa

Campinas, SP, 08 (AFI) - Pressionado pela zona de rebaixamento, mas em ascensão na Série B do Campeonato Brasileiro, o Bugre terá um desafio gigantesco na próxima rodada, quando visita a Ponte Preta, no domingo: evaporar o tabu de dez anos sem vencer no Estádio Moisés Lucarelli, justamente no dia do aniversário de 119 anos do rival.

O último triunfo bugrino como visitante em Dérbi Campineiro foi em 20 de junho de 2009. Sob comando de Oswaldo Alvarez, o Alviverde venceu por 1 a 0, com golaço de Caíque, em campanha que resultou no acesso à primeira divisão nacional - desde então, são dois empates e duas derrotas.

Guarani mira quebrar jejum de uma década sem vencer a Ponte Preta fora de casa - Letícia Martins - GuaraniPress
Guarani mira quebrar jejum de uma década sem vencer a Ponte Preta fora de casa

OUTROS TABUS

O time dirigido por Roberto Fonseca entra em campo no fim de semana com outras duas marcas negativas a serem quebradas.

O Guarani tem a segunda pior campanha como visitante nesta edição da Série B. Em sete jogos, são três pontos conquistados em 21 possíveis, com três empates (Paraná, Botafogo/SP e Sport) e quatro derrotas (Oeste, Criciúma, Atlético/GO e CRB). A campanha de 14,3% de aproveitamento só supera o Vitória, com dois tentos colhidos longe de Salvador em oito partidas.

O desempenho negativo longe do Brinco de Ouro não é exclusivo à competição por pontos corridos. Afinal, o último triunfo fora de Campinas aconteceu em 31 de janeiro, diante do São Paulo, por 1 a 0, no Pacaembu, com gol de William Matheus, pelo Campeonato Paulista.

Das 15 participações em território inimigo nesta temporada, são dez derrotas, quatro empates e uma vitória.