Série B: Guarani desafia tabu no Brinco de Ouro diante do Vitória

O Bugre não vence o time baiano em casa há 24 anos

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba SP, 13 (AFI) – O Guarani recebe o Vitória na noite desta segunda-feira, às 20 horas, no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, em partida que encerra a terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série B.

As duas equipes irão se enfrentar pela 32ª vez, desde 1974. O retrospecto é equilibrado com pequena vantagem para o Guarani. São dez vitórias bugrinas, contra nove dos rubro-negros e mais doze empates. O time paulista assinalou 40 gols, contra 35 do Leão da Barra.

Guarani não sabe o que é vencer o Vitória em Campinas há 24 anos
Guarani não sabe o que é vencer o Vitória em Campinas há 24 anos
Como mandante, o Alviverde não vence o Vitória há 24 anos. A última vitória em casa sobre o rival baiano foi pelo placar de 3 a 1, gols de Luizão (2) e Fábio Augusto, jogo válido pelo Brasileirão de 1995. De lá para cá, o Bugre recepcionou o Rubro-negro em mais sete ocasiões, com seis empates e uma derrota.

Guarani e Vitória não se enfrentam há 7 anos. No ultimo encontro, eles empataram por 0 a 0, em Campinas, no Brinco de Ouro, pela 25ª rodada da Série B de 2012.

CENÁRIO
O Guarani não vence há oito jogos - cinco derrotas e três empates. A última vitória foi sobre o São Caetano por 2 a 1, em Campinas, pela 8ª rodada do Paulistão. Na Série B, o Bugre estreou com empate, em casa, com o Figueirense por 0 a 0 e, na sequência foi derrotado pelo Oeste, fora de casa, por 2 a 0.

O Alviverde aparece na 18ª colocação da tabela de classificação, com apenas um ponto, um ponto atrás da Ponte Preta, o primeiro clube fora da zona de rebaixamento.

O Vitória, por sua vez, estreou na competição com derrota, fora de casa, para o Botafogo-SP por 3 a 1 e, na rodada passada reabilitou-se vencendo o Vila Nova, em casa, por 2 a 1.

O Leão está em 11º lugar, com três pontos e se vencer assume a 5ª posição, hoje do Oeste, com cinco pontos. O Londrina fecha o G4, com sete pontos ganhos.