Sem Atlético x Vila na primeira fase, Conselho decide formato do Goianão

Os dois clubes caíram no Grupo A e enfrentam apenas integrantes do Grupo B

por Agência Futebol Interior

Goiânia, GO, 07 (AFI) - O Campeonato Goiano de 2020 terá o mesmo formato que foi utilizado na temporada passada, conforme ficou definido no Conselho Técnico realizado na última quarta-feira. O estadual tem início previsto para o dia 22 de janeiro e término em 26 de abril. Serão 18 datas, no total.

AS novidades da edição será Jarauguá e Anápolis, que saíram da Divisão de Acesso em 2019. Os dois vão substituir Itumbiara e Novo Horizonte, dupla rebaixada do Goianão.

A fórmula de disputa foi aprovada por unanimidade. As 12 equipes foram divididas em dois grupos de seis times cada, formados por sorteio dirigido a partir de seis duplas regionalizadas na medida do possível.

COMO VAI SER
Os jogos acontecem grupo contra grupo, em turno e returno, na 1ª Fase, totalizando 12 partidas para cada time, seis como mandante e como visitante, contagem corrida de pontos ganhos.

Foto: Divulgação / Atlético-GO
Foto: Divulgação / Atlético-GO
Classificam-se os oito primeiros colocados, independente de grupo, para as Quartas de Final, daí conhecendo-se os quatro semifinalistas e os dois finalistas que decidem o título de campeão do Goianão 2020 enquanto os dois últimos colocados, também independente de grupo, são automaticamente rebaixados para a Divisão de Acesso em 2021.

GRUPOS
O Grupo A está formado por Atlético, Vila Nova, Goianésia, Anapolina, Aparecidense e Iporá enquanto o Grupo B tem Goiás, Goiânia, Jaraguá, Anápolis, Grêmio Anápolis e Crac. Ou seja, Atlético e Vila não se enfrentam na primeira fase

A partir das Quartas de Final, os melhores colocados na somatória geral dos pontos em toda a competição, fazem o jogo de volta como mandantes, e, a exemplo das quatro últimas edições do Goianão, empate em pontos e gols provoca decisão por pênaltis.