Federação Gaúcha cancela Divisão de Acesso e Segundona. Confira!

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 22 (AFI) - Após reuniões na tarde desta segunda-feira (22), a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou o cancelamento das edições desta temporada da Divisão de Acesso e da Segundona Gaúcha (equivalentes, respectivamente, ao segundo e terceiro escalões do Campeonato Gaúcho).

"A inviabilidade da competição foi reconhecida pelas partes após a Federação Gaúcha de Futebol ter recebido manifestações das equipes no sentido de impossibilidade sanitária, organizacional e financeira. Do total de 16 participantes, sete responderam não ter condições de cumprir os protocolos, quatro não se posicionaram e um desistiu", esclareceu a entidade sobre a Segundona.

A Divisão de Acesso foi paralisada por conta da pandemia de covid-19 após três rodadas da primeira fase, enquanto a Segundona tinha sido suspensa antes de ter começado. Além disso, o Gauchão, que teve o Grêmio conquistando o título sobre o Caxias, não teve rebaixamentos justamente por conta desse cenário.

Inter de Santa Maria
Inter de Santa Maria
Em nota, a FGF ainda esclareceu que "a direção segue trabalhando para viabilizar a realização da Copa FGF, mesmo diante do quadro de total excepcionalidade que se impõe".

A Copa FGF, cabe destacar, é equivalente à Copa Paulista - ou seja, o campeão escolhe se irá disputar Copa do Brasil ou Série D do Brasileiro na temporada seguinte; o vice fica com a vaga que sobrar. Além disso, o campeão da Copa FGF ainda disputa a Recopa Gaúcha com o vencedor do Gauchão.