GAÚCHO: Semifinal começa neste sábado com Gre-Nal

Candidatos ao título estadual, Internacional e Grêmio se enfrentam a partir das 16h30, no Beira-Rio

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 14 (AFI) - Considerado por muitos o clássico de maior rivalidade do futebol brasileiro, o Gre-Nal vai abrir a semifinal do Campeonato Gaúcho neste sábado.

Candidatos ao título estadual, Internacional e Grêmio se enfrentam a partir das 16h30, no Beira-Rio, em Porto Alegre. O Colorado faz o jogo único em casa porque teve melhor campanha.

Ainda sem ser derrotado no estadual, o Internacional terminou como líder do Grupo A, com 13 pontos. Foram quatro vitórias, um empate e nenhuma derrota.

Além disso, o time vem embalado pela classificação à segunda fase da Copa Libertadores ao eliminar a Universidad de Chile-CHI na última terça-feira.

O Grêmio alternou altos e baixos ao longo da primeira fase, mesmo atuando com os seus principais jogadores. Não é a toa que ficou na vice-liderança do Grupo B, com nove pontos. São três vitórias e duas derrotas.

Ínternacional e Grêmio disputam vaga na final do 1º turno (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Ínternacional e Grêmio disputam vaga na final do 1º turno (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
NÚMEROS!

Esse será o 422º clássico entre os dois times e o Internacional leva vantagem. São 156 vitórias coloradas contra 132 tricolores, além de 134 empates.

OUTRA SEMIFINAL
No domingo, com bem menos holofote, Caxias e Ypiranga se enfrentam no Estádio Centenário, em Caxias do Sul. O time grená foi o líder do Grupo B, com dez pontos, enquanto o Canarinho ficou na vice-liderança do Grupo A, com 11.

REGULAMENTO
A fórmula do Campeonato Gaúcho de 2020 mudou em relação ao ano passado. Agora, os 12 clubes foram divididos igualmente em dois grupos.

No primeiro turno, os times se enfrentam dentro das próprias chaves e os dois primeiros passam para as semifinais, que serão realizadas em jogo único, assim como a final.

No segundo turno, os times do Grupo A enfrentam os do Grupo B. Os dois primeiros de cada chave passam para as semifinais, que serão realizadas em jogo único, assim como a final.

O campeão de cada turno garante vaga na final. Se um mesmo clube conquistar os dois turnos, será declarado campeão gaúcho. Já os dois últimos colocados na classificação geral - de ambos os turnos - serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2021.

Próximos Jogos
Internacional x Grêmio
15/02/2020 16:30
Caxias-RS x Ypiranga-RS
16/02/2020 16:00