Série B: Fortaleza pode quebrar jejum de 28 anos nesta terça-feira

Tricolor tenta trazer de volta um título da Série B para a região Nordeste

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 04 (AFI) - Com o acesso garantido, o Fortaleza agora mira a conquista do título da Série B do Campeonato Brasileiro. O time cearense pode levantar a taça nesta terça-feira, quando recebe o CSA, na Arena Castelão. Além da conquista, a equipe comandada por Rogério Ceni pode encerrar um jejum incômodo de 28 anos sem títulos nordestinos da segunda divisão.

O último campeão da Série B vindo do Nordeste foi o Sport em 1990. De lá pra cá, o torneio teve diversos formatos, inúmeros clubes, mas ninguém da região faturou o torneio. Além disto, o Fortaleza pode ser o primeiro nordestino a conquistar o título na era dos pontos corridos, que começou em 2004.

Além do Sport, outro time que ostenta o título da Série B na região Nordeste é o Sampaio Corrêa, campeão em 1972, na única edição da história que só times nordestinos participaram do torneio. Naquele ano, o Tubarão derrotou o Campinense nos pênaltis após empate por 1 a 1, no Nhozinho Santos. Os dois clubes, no entanto, não subiram.

Em meio a bagunça do futebol brasileiro, a Série B do Campeonato Brasileiro rendeu polêmica em 1986. Foi disputado um torneio com quatro grupos, nos quais os primeiros colocados garantiam o acesso pra elite do Brasileirão no mesmo ano. Desta forma, Treze, Central, Inter de Limeira e Criciúma se autoproclamam campeões da edição da segunda divisão.

Para ser campeão, o Fortaleza precisa de uma simples vitória sobre o CSA, nesta terça-feira, e que o Avaí não derrote o Atlético-GO, em Goiânia, no mesmo dia.

 
 
" />