Cearense: Guilherme Tinga assina por empréstimo com o Fortaleza

Em 2014, o jogador foi titular na campanha do Boa Esporte, na Série B do Campeonato Brasileiro

por Agência Futebol Interior

Fortaleza, CE, 09 (AFI) - Após defender o Boa Esporte na Série B do Brasileiro, tendo ficado próximo do acesso, o lateral Guilherme Tinga foi emprestado novamente pelo Grêmio. Nesta segunda-feira, o atleta assinou contrato com o Fortaleza até o final do ano. O jogador vinha treinando normalmente no clube gaúcho e, fisicamente, está pronto para estrear. Vai depender apenas de liberação no BID - Boletim Informativo Diário da CBF - para ficar à disposição do técnico Nedo Xavier.

"Estou louco para jogar, vinha treinando forte e estou preparado. Agradeço muito ao Fortaleza por esta oportunidade. Estou Feliz de poder atuar num clube que tem torcida apaixonada", revelou Tinga, que ainda alimenta o sonho de integrar a Seleção Olímpica, em 2016.
Guilherme Tinga defendeu o Boa Esporte em 2014
Guilherme Tinga defendeu o Boa Esporte em 2014

Em 2014, o clube obteve o recorde de público do futebol brasileiro considerando todas as divisões nacionais. Na partida de volta das quartas de final do Brasileiro da Série C, contra o Macaé-RJ, campeão da competição, a torcida do Fortaleza lotou o Castelão com 64 mil torcedores - o estádio tem capacidade para 67 mil.

O Fortaleza disputa simultaneamente o Campeonato Cearense, do qual é líder isolado do Grupo A1, e a Copa do Nordeste, competição organizada pela CBF, e que dá, ao campeão, vaga para a Copa Sul-Americana de 2015. Os próximos desafios do Tricolor cearense são na terça-feira, 10, quando recebe o Botafogo-PB, no Castelão, pela Copa do Nordeste e sábado, 14, contra o Horizonte, fora de casa, pelo Estadual.

Há três anos entre os profissionais, Tinga foi formado nas categorias de base do Grêmio, de onde saiu diversas vezes para defender as seleções brasileiras de base. Com a seleção sub-21, o lateral-direito conquistou o Torneio de Toulon, em 2013. Tinga só não participou da campanha de 2014 devido a uma lesão. Pelo Grêmio, conquistou o título de campeão da Taça BH de Futebol Júnior, em 2012.

No final de 2013, Tinga, que atua também no meio-campo, recebeu uma sondagem para defender o Real Madrid Castilla, a equipe B do Real. Para ganhar mais experiência, foi emprestado pelo Grêmio ao Boa Esporte, em 2014. Participou de todo o segundo turno da Série B, na melhor campanha da história do clube, o sexto lugar, a três pontos do acesso. Após a grande participação em Minas Gerais, retornou ao Tricolor Gaúcho. Neste início de 2015 recebeu propostas de clubes de Portugal, Suécia e Polônia, mas diante do interesse do Fortaleza em contar com Tinga para disputar a Copa do Nordeste, que pode levar à Sul-Americana, optou pela permanência no futebol brasileiro.

 
 
" />