Copa do Brasil: Em busca do tetra, confira a tragetória do Flamengo até a semifinal

O Rubro-Negro é o clube que mais chegou à finais na competição, terceiro na ordem de campeões do torneio nacional

por Confederação Brasileira de Futebol (CBF)

Rio de Janeiro, RJ, 12 (AFI) - Vivo na busca do tetra do torneio, o Rubro-Negro enfrentará o Corinthians nas semifinais da Copa do Brasil 2018. O Flamengo é o clube que mais chegou à finais na competição, terceiro na ordem de campeões da Copa do Brasil, e levantou a taça em três oportunidades, assim como Corinthians e Palmeiras.

Em 1990, na segunda edição da Copa do Brasil, o Flamengo foi o campeão pela primeira vez no torneio. E enfrentou o Goiás na final da competição. No primeiro jogo, o Flamengo conquistou a vitória por 1 a 0, no Municipal Juiz de Fora e o empate por 0 a 0 na segunda partida tornou o Fla vencedor naquele ano. A equipe campeã em 90 tinha a missão de suceder a geração brilhante que tinha Zico, Andrade, Adílio e Leandro e esse período marcava o início de uma nova era no clube da Gávea.

Conheça um pouco mais sobre a trajetória do Flamengo na Copa do Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
Conheça um pouco mais sobre a trajetória do Flamengo na Copa do Brasil (Foto: Rafael Ribeiro / CBF)
TÍTULOS
Somente 16 anos depois, o Rubro-Negro voltou a disputar a final e vencer o campeonato mais uma vez. Depois de 1990, o Flamengo chegou às semifinais em 95, 96 e 97, mas só se classificou para a final em 2006, quando venceu o Vasco no Maracanã, no Rio de Janeiro. No primeiro duelo, o Flamengo venceu por 2 a 0 e no segundo confronto, a vitória de 1 a 0 sobre o Cruz-Maltino tornou o clube da Gávea, Bicampeão da Copa do Brasil.

Em 2013, os flamenguistas levantaram a taça da Copa do Brasil pela última vez e conquistaram o título de Tricampeões. Com o melhor ataque do torneio, o Flamengo entrou em campo 14 vezes e fez 26 gols. Na final, empatou com o Atlético Paranaense em 1 a 1, na Vila Capanema, em Curitiba e o segundo confronto, no Maracanã, terminou 2 a 0 para o Flamengo, que levou a melhor e foi campeão. Esta foi a primeira grande decisão entre dois rubro-negros na história do futebol brasileiro e a sexta vez que o Flamengo chegou à uma final da Copa do Brasil.

CAMPANHA ATUAL
Na campanha de 2018, o Flamengo se classificou para a semifinal da Copa do Brasil contra o Grêmio no Maracanã. Com a casa cheia, o empate de 1 a 1 no jogo de ida garantiu ao Fla vaga na próxima fase da competição. Quem abriu o placar no Maracanã foi Éverton Ribeiro que com assistência de Lucas Paquetá marcou na rede de Marcelo Grohe.

No segundo tempo, o Rubro-Negro não arriscou contra-ataques e investiu em marcar o tricolor gaúcho. A vitória de 1 a 0 levou os flamenguistas para a semifinal contra o Timão. O primeiro jogo entre Flamengo e Corinthians será no Maracanã, Rio de Janeiro (RJ), nesta quarta-feira (12) e o segundo na Arena Corinthians, em São Paulo (SP), no dia 26 de setembro.

 
 
" />