LUTO! Ex-zagueiro de São Paulo e Internacional morre vítima de infarto

Aos 59 anos, Marião vinha enfrentando problemas cardíacos desde junho

por Celso Gomes

Crédito da foto: www.miltonneves.com.br

São José dos Campos, SP, 24 (AFI) - Faleceu na tarde desta quarta-feira, em São José dos Campos, o ex-zagueiro Mário Gomes Amado, o Marião, vítima de um infarto. Aos 59 anos, o ex-jogador do São Paulo, Inter-RS e São José vinha enfrentando problemas cardíacos desde junho, quando já havia sofrido um outro infarto e teve de passar por uma intervenção médica para desobstruir as artérias.

Mário Gomes Amado, nasceu em 03/08/1952, em Paraibuna-SP. Marião foi zagueiro do São José nos anos 70 e se projetou no futebol após conquistar no time joseense o título da Primeira Divisão do Campeonato Paulista (atual série A3) em 1972. Na Águia do Vale, Marião fez 73 jogos e marcou apenas um gol.

Depois do São José o zagueiro ficou conhecido nacionalmente ao vestir a camisa do São Paulo e Internacional. Depois Marião rodou o Brasil e jogou em times como o Operário-MS, Guarani, Sport Recife, Náutico, Atlético-PR e Colorado-PR. No final da carreira de jogador ainda voltou ao Vale do Paraíba para jogar no Taubaté e no extinto Grêmio Santanense de São José dos Campos.

Como treinador, Marião colecionou passagens pelo São José. Dirigiu o time profissional da Águia do Vale em 1993, 2000 e 2006 - quando substituiu o amigo e ex-zagueiro Darcy Marques na Série A3 do Campeonato Paulista. De forma surpreendente, Marião levou o São José daquele ano ao vice-campeão e subiu o time do Vale do Paraíba para a Série A2 de 2007.

Marião ainda foi o primeiro técnico do FC Primeira Camisa, time do zagueiro pentacampeão Roque Junior, no ano de 2007, quando a equipe de São José dos Campos ingressou no futebol profissional na Série B do Campeonato Paulista (atual Segunda Divisão). Em 2009, Marião também dirigiu o Atlético Joseense e logo depois voltou ao São José para trabalhar nas categorias de base.

Mário Amado era divorciado e pai de uma filha.

O corpo de Mário Gomes Amado está sendo velado na Urbam (Velório Municipal), em São José dos Campos, e o enterro acontece nesta quinta-feira, às 9h30, no Cemitério Parque das Flores, no Jardim Morumbi (zona sul de São José dos Campos).

 
 
" />