Athletic Bilbao e Real Sociedad se enfrentam em clima de revanche da Copa do Rei

Após perder a final para o Rival, Athletic busca redenção na LaLiga

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 07 (AFI) - Depois de decidir a adiada final da Copa do Rei, vencida pelos Txuri-urdin por 1-0, clubes do País Basco voltam a medir forças nesta tarde de quarta-feira, mas na LaLiga Santander; Real Sociedad e Athletic Club duelam às 16h na Reale Arena.

Desde a temporada inaugural da LaLiga em 1929, o Derby Basco entre Athletic Club de Bilbao e Real Sociedad de San Sebastián se tornou um dos jogos mais importantes da história do futebol espanhol. Afinal, se trata de um duelo repleto de história e importância, e aqui está o porquê:

É um dos confrontos mais antigos da Espanha

A LaLiga foi fundada em 1929, com apenas 10 times jogando uns contra os outros em casa e fora por mais de 18 rodadas - para determinar o primeiro campeão. O FC Barcelona conquistou o título naquele ano, mas Athletic Club e Real Sociedad se deram bem e terminaram em terceiro e quarto lugar, com 20 pontos cada. Na verdade, eles se encontraram na primeira rodada da temporada, empatando em 1-1 antes do clube de Bilbao vencer por 4-2 no segundo turno.

Foto: Divulgação / LaLiga
Foto: Divulgação / LaLiga

Derby já decidiu campeonatos

O início da década de 1980 foi dominado pelo futebol basco. A Real Sociedad conquistou o título da LaLiga nas temporadas de 1980/1981 e 1981/1982, antes do Athletic Club levar a coroa da LaLiga para o leste em 1982/1983 e 1983/1984. Incrivelmente, cada um dos dois clubes conquistou um de seus títulos neste clássico. Enquanto a La Real derrotou o rival por 2-1 no último dia da campanha de 1982 terminando à frente do FC Barcelona, o Athletic deu o troco e devolveu o triunfo, pelo mesmo placar, dois anos depois, levando o título a Bilbao.

Esta é uma rivalidade amigável

Embora a vontade de sair por cima seja forte, este jogo é amigável e há muito pouca hostilidade nas arquibancadas. Ao contrário de muitos outros clássicos, os fãs de ambas as equipes são frequentemente vistos sentados juntos durante o jogo. Claro que pode haver alguma provocação em relação ao conjunto de torcedores perdedores, mas a solidariedade basca é mais forte do que qualquer ódio a um clube rival.