Espanhol: Barcelona só empata em Gijón e põe fim a série histórica

O tropeço põe fim a uma série de 16 vitórias seguidas do Barcelona no Espanhol

por Agência Estado

Campinas, SP, 12 (AFI) - Durante a semana, o técnico Joseph Guardiola afirmou que o Barcelona não poderia ser ainda considerado uma grande equipe porque não tem sido testado na adversidade. Neste sábado, a equipe catalã deu ao seu treinador a possibilidade de começar a julgá-la. Em Gijón, saiu perdendo para o Sporting, não jogou bem, mas conseguiu o empate em 1 a 1 no fim, com um belo gol de David Villa.

O tropeço põe fim a uma série de 16 vitórias seguidas do Barcelona no Espanhol. O time azul-grená não sabia o que era empatar desde o dia 3 de outubro do ano passado, quando ficou no 0 a 0 com o Mallorca. Esta foi a maior série de vitórias em sequência da história da Liga Espanhola.

Apesar do resultado inesperado, o Barcelona segue liderando o Espanhol com folga. Tem 62 pontos, contra 54 do rival Real Madrid, que só joga no domingo, contra o Espanyol. O time madrilenho pode aproveitar o raro tropeço dos comandados de Guardiola e reduzir a diferença para cinco pontos.

Inesperadamente, quem começou o jogo pressionando foi o Sporting Gijón, que jogava em casa e tocava a bola com velocidade no campo de ataque. Aos 15 minutos, Barral conseguiu algo raro: furou a defesa do Barcelona. Ele deixou Piqué para trás, se livrou de Gabriel Milito e bateu cruzado, sem chances para Valdés. Este foi apenas o 12º gol sofrido pelo Barça em 23 rodadas do Espanhol.

Desacostumado a ficar atrás no placar, o Barcelona parecia determinado em reverter a desvantagem. Na segunda etapa, impôs seu conhecido padrão de jogo e quase não deixou o Sporting jogar. O gol, porém, só saiu aos 33 minutos. Messi deu ótima assistência para Villa, que viu Cuéllar adiantado e, com um toque de classe, encobriu o goleiro.

O Barcelona ainda quase chegou à virada aos 41 minutos. Messi desceu pela direita, entrou na área e chutou cruzado. A bola passou por toda a extensão do gol e chegou até Pedro, que entrou de carrinho e mandou a bola na trave.

Continua...
A rodada, que será encerrada apenas na segunda-feira com o confronto entre Mallorca e Athletic Bilbao, segue no domingo com outros seis jogos. Apesar de ter goleado o Real Sociedad, por 4 a 1, o Real Madrid irá pegar um time que vem bem na tabela. O Espanyol ocupa o sexto lugar, com 37 pontos, e luta por uma vaga na Liga Europa.

O Villarreal, por sua vez, tem tudo para se manter no terceiro lugar, onde soma 45 pontos. O Submarino Amarelo vai jogar contra o combalido La Coruña. O rival, que antigamente metia medo em todos, luta contra o rebaixamento, na 17ª posição, com míseros 22 pontos, um a mais que a zona do medo.

Confira os jogos da 23ª rodada do Espanhol:

Sábado
Atlético de Madri 1 x 2 Valencia
Sporting Gijón 1 x 1 Barcelona

19 horas
Racing Santander x Sevilla

Domingo
14h

Hércules x Zaragoza
Málaga x Getafe
Levante x Almería
Real Sociedad x Osasuna

16h
La Coruña x Villarreal

18h
Espanyol x Real Madrid

Segunda-feira
18h

Mallorca x Athletic Bilbao

Confira a classificação do Espanhol!