Próximo jogo do Brasil deve passar só no pay-per-view, mas Globo ainda tenta acordo

Os direitos de transmissão são da Turner, que transmitirá no EI Plus apenas para os assinantes do serviço de streaming

por Agência Estado

Campinas, SP, 10 (AFI) - A Turner acertou a compra dos direitos de transmissão das duas primeiras rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar. Com isso, a empresa vai passar o jogo entre Peru e Brasil, que acontecerá na terça-feira, às 21h (horário de Brasília), em Lima, em seu canal de pay-per-view, o EI Plus. Por enquanto, com exclusividade, mas a Rede Globo ainda tenta um acerto.

Assim, neste momento, quem quiser assistir ao jogo do Brasil contra o time comandado por Ricardo Gareca, ex-Palmeiras, vai precisar assinar o canal de streaming, que custa R$ 13,90 por mês. A Turner ainda estuda a possibilidade de exibir o jogo no canal TNT, na TV fechada.

Na quinta-feira, a empresa já exibiu os jogos iniciais das Eliminatórias no EI Plus. A Rede Globo ainda espera exibir a partida e negocia com a Federação Peruana, como requer o novo regulamento da Conmebol. O SBT também demonstrou interesse, mas estaria um pouco mais distante das negociações.

O acerto da Turner com a Federação Peruana não tem direito de exclusividade. Ou seja, qualquer outro veículo pode comprar a transmissão da partida. Nesta sexta-feira, o Brasil estreia nas Eliminatórias contra a Bolívia, na Neo Química Arena, em Itaquera, e este jogo passará na TV Globo e SporTV, já que a Rede Globo acertou exclusividade nesta partida.

A Globo tem o direito de transmitir todos os jogos das seleções brasileira e argentina com mandantes na competição. Já a Turner pode passar todos os jogos dessa primeira jornada e da segunda rodada também. A polêmica sobre os direitos de transmissão se dá pelo fato de a Fifa (que neste caso é representada pela Conmebol) ter alterado a forma de negociação. Antes, o interessado em passar as partidas acertava a compra dos direitos da competição. Agora não é mais assim. O canal precisa negociar diretamente com cada federação nacional.