Ponte Preta x Guarani - Campanha ou momento... O que vai prevalecer no dérbi 194?
A Macaca está melhor colocada na tabela, mas o Bugre vem de melhores resultados após a pausa para a Copa América
por Agência Futebol Interior
Campinas, SP, 10 (AFI) - O 194º capítulo da maior rivalidade interiorana do futebol brasileiro será escrito neste domingo, quando Ponte Preta e Guarani fazem o tradicional dérbi campineiro. A partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B acontece às 11 horas, no Estádio Moisés Lucarelli.
- Confira!
- Série B: Ponte Preta anuncia 15 mil ingressos vendidos para dérbi 194
- Série B: Roberto Fonseca quer Guarani letal para conquistar "título" no dérbi
- Confira as maiores invencibilidades de Ponte Preta e Guarani em dérbis
- Série B: "É preciso coração, raça e sangue nos olhos", diz Jorginho antes do Dérbi
- MP proíbe que Ponte e Guarani abram treinos à torcida antes do Dérbi 194
Essa é a terceira vez que isso acontece. Nas outras duas (1912 e 1957), a alvinegra comemorou seu aniversário com vitórias sobre o rival.
AO VIVO
A Rádio Futebol Interior vai estar no Moisés Lucarelli transmitindo ao vivo o dérbi com narração de Edson Carlos, comentários de Flávio Rodrigues Guerra e reportagens de Edinho Campos e Diego Bonetti.
NÚMEROS
Os dois times se enfrentaram 193 ao longo da história e a vantagem é bugrina: 66 vitórias contra 63 dos pontepretanos, além de 63 empates e um resultado desconhecido.
O retrospecto recente, porém, está do lado alvinegro. A última vitória do Guarani foi em abril de 2012, quando ganhou por 3 a 1, na semifinal do Paulistão. Depois, o alviverde teve três derrotas e um empate.
A última vez que os dois times se enfrentaram foi em março deste ano, quando a Ponte Preta ganhou do Guarani, por 3 a 0, no Moisés Lucarelli. O resultado culminou com a demissão do técnico Osmar Loss, atualmente sem clube. Na ocasião, a alvinegra já era comandada por Jorginho, que foi pé quente em seu primeiro dérbi.
VAI BOMBAR
Apesar do momento delicado que a Ponte se encontra na Série B - são três derrotas e dois empates nos últimos cinco jogos -, a torcida promete apoiar o time e lotar o Moisés Lucarelli. Na última parcial divulgada pelo clube, na tarde desta sexta-feira, 15.000 ingressos haviam sido vendidos de forma antecipada, restando bilhetes apenas para o setor VIP.
CLIMA TENSO
Assim como aconteceu nos últimos três dérbis, o deste domingo vai ser realizado com torcida única por determinação do Ministério Público. Isso, porém, não garante segurança aos torcedores.
Na noite da última quarta-feira, a Polícia Militar achou uma arma de fogo e 17 porretes de madeira em frente ao Brinco de Ouro da Princesa, onde se encontravam alguns bugrinos. Quatro pessoas foram detidas e liberadas após prestarem depoimentos no 1º Distrito Policial de Campinas.
Para evitar confrontos, o efetivo será de 300 policiais. As ruas próximas ao Majestoso estarão fechadas a partir das 7h30 e apenas torcedores com ingressos poderão entrar nos bolsões de segurança.
Além disso, os clubes foram proibidos pelo Ministério Público de abrirem os treinamentos de sábado. Isso porque o Moisés Lucarelli e o Brinco de Ouro da Princesa são separados por apenas 800 metros, existindo a possibilidade das duas torcidas se encontrarem.
MOMENTOS DISTINTOS
Apesar de estar melhor colocada que o rival - 20 pontos e ainda na briga por uma vaga no G4 -, a Ponte Preta vive um momento turbulento. A sequência negativa fez Jorginho entregar o cargo na semana passada após a derrota em casa para o América-MG, por 1 a 0, mas voltou atrás depois de conversar com a diretoria.
Na sequência, o time empatou sem gols com o São Bento, em Sorocaba. Um resultado que não seja a vitória neste domingo deixa a permanência do treinador insustentável. Ainda mais com Gilson Kleina livre no mercado após deixar o Criciúma.
Debutante em dérbi, Roberto Fonseca aposta no bom momento bugrino para surpreender o rival. Apesar de estar na zona de rebaixamento, com 13 pontos, o Guarani defende uma invencibilidade de três jogos - duas vitórias e um empate -, sendo que na última rodada ganhou do líder Bragantino, por 1 a 0, no Brinco de Ouro da Princesa.
QUEM JOGA?
Para não dar pistas, Jorginho fechou os treinamentos ao longo da semana, mas a tendência é que a base do último jogo seja mantida. Os meias Gerson Magrão e Matheus Vargas ficam à disposição após cumprirem suspensão automática. Washington e Tiago Real deixam o time titular.
"Não foi revelar (o time). Gostei muito das entradas do Washington e do Tiago Real. Temos as voltas do Magrão e do Vargas. Não tem dúvida, mas vou deixar isso pairando", despistou Jorginho, que deixou no ar também a possibilidade do meia Rafael Longuine, ex-Guarani, ser relacionado após dois meses lesionado.
VAI DESENCANTAR?
Revelado nas categorias de base da Ponte Preta e com uma rápida passagem pelo rival, Roger é a principal esperança de gols do time alvinegro. Mas o camisa 9 precisa lutar contra o tabu: o de jamais ter vencido e marcado gols no clássico. Foram dois empates e três derrotas até aqui.
"É sempre bom ganhar clássico, vencer. A tabela mostra que a gente vive um ano muito melhor. É ter tranquilidade para saber que está no caminho certo. O time titubeou nos últimos jogos, mas temos condições de recuperar", disse Roger.
DÚVIDA BUGRINA
Assim como Jorginho, Fonseca apostou no mistério e fechou os treinamentos da semana. A principal dúvida é a presença ou não do volante Igor Henrique, que sofreu uma contusão muscular na coxa esquerda diante do Bragantino.
A boa notícia é que o zagueiro Ferreira e o volante Deivid retornam após cumprirem suspensão, mas apenas o segundo deve ser titular.
"A gente espera que ele (Igor Henrique) possa jogar. Esperamos ter todos os jogadores à disposição para fazermos as melhores escolhas. Estamos reconstruindo a escalação e sempre pode ter uma novidade. Fizemos isso em jogos importantes e conseguimos obter sucesso", comentou Fonseca.
ARTILHEIRO EMBALADO
Para fazer a festa no dia do aniversário da Ponte, o Guarani espera que a estrela de Michel Douglas siga brilhando. Em seis jogos pelo clube, o atacante marcou três gols e deu uma assistência.
"Nos clássicos o pessoal se preocupa mais com quem esteja se destacando. Eu estou preparado, não é meu primeiro clássico. É diferente por ser Ponte Preta x Guarani, então quero mostrar meu trabalho. Estou muito feliz em ajudar com gols", disse Michel Douglas.
Ficha Técnica











Diego Renan, Reginaldo, Renan Fonseca (Airton) e Guilherme Guedes (Henrique Trevisan);
Edson (Washington), Camilo, Gerson Magrão, Marquinhos e Matheus Vargas;
Roger
Lenon, Ferreira, Luiz Gustavo e Bruno Souza (Thallyson);
Deivid (Felipe Amorim), Bruno Lima (Bady) e Ricardinho;
Vitor Feijão, Michel Douglas e Davó