Paulistão: Moisés Lucarelli vai ter VAR homologado no Dérbi entre Ponte e Guarani

Allianz Parque, Pacaembu, Arena Barueri e Arena Corinthians já tiveram a ação realizada; Arena da Fonte também ganhará nesta semana

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 12 (AFI) - Mais dois estádios entrarão na lista de locais de testes e homologação do VAR que será utilizado a partir das quartas de final do Campeonato Paulista. Nesta semana, o Moisés Lucarelli, em Campinas, será palco da homologação em um jogo para lá de especial: o Dérbi entre Ponte Preta e Guarani, sábado, às 19h.

A Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara, também receberá a homologação, que segue o protocolo da Fifa e da Ifab (International Football Association Board), onde o sistema de Árbitro de Vídeo será testado de forma experimental e off-line.

Programado para entrar em ação a partir das quartas de final do Paulistão, o VAR está sendo homologado pela Comissão de Arbitragem da FPF. Até o momento, o Allianz Parque, o estádio do Pacaembu, a Arena Barueri e a Arena Corinthians já foram palcos de testes e homologação do VAR do Futebol Paulista.

Paulistão: Moisés Lucarelli vai ter VAR homologado no Dérbi entre Ponte e Guarani
Paulistão: Moisés Lucarelli vai ter VAR homologado no Dérbi entre Ponte e Guarani
QUANDO O VAR ENTRA EM CENA?
O VAR será introduzido a partir das quartas de final do Paulistão e a sua utilização tem o objetivo de minimizar o erro e maximizar o benefício, agindo em casos de “erro claro e óbvio” ou “incidente grave não percebido”.

O uso da tecnologia só será permitido em quatro situações: Gol/não gol; pênalti/não pênalti; cartão vermelho direto; erro de identificação na aplicação de cartões. As regras são definidas pela IFAB (International Football Association Board) e pela FIFA, não podendo sofrer alterações.

Confira a agenda de testes e homologação da VAR do Futebol Paulista:
27/02 Palmeiras x Ituano (Allianz), em São Paulo;
02/03 Santos x Oeste (Pacaembu), em São Paulo;
08/03 Oeste x Red Bull (Barueri), em Barueri;
10/03 Corinthians X Santos (Itaquera), em São Paulo;
15/03 Ferroviaria x São Caetano (Fonte Luminosa), em Araraquara;
16/03 Ponte Preta x Guarani (Moisés Lucarelli), em Campinas.