Três anos após Copa, Arena Pantanal terá jogo com portões fechados por falta de laudo

Cuiabá e ASA, neste domingo, não deve receber torcedores por vencimentos dos alvarás de segurança do estádio

por Gustavo Freitas

Cuiabá, MT, 21 (AFI) – Considerado um dos maiores “elefantes brancos” da última Copa do Mundo, a Arena Pantanal passa por uma nova vergonha. Escolhida para ser a “casa” do Cuiabá no Campeonato Brasileiro da Série C, o estádio está sem laudos técnicos e, por isso, está impossibilitado de receber torcedores no confronto do Dourado contra o ASA neste domingo, às 17 horas, pela sétima rodada da competição.

Arena Pantanal: estádio de Copa do Mundo inacabado (Divulgação)
Arena Pantanal: estádio de Copa do Mundo inacabado (Divulgação)
“A Diretoria de Competições da CBF informa que partida entre Cuiabá/MT e ASA/AL válida pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro Série C será disputada com portões fechados. Isto porque não foram apresentados os laudos técnicos do estádio.. Caso os mesmos do referido estádio sejam apresentados até o dia 22 de junho, partida poderá ocorrer com a presença de público, após recebimento de ofício da CBF/DCO confirmando a reabertura dos portões”, explicou a Confederação Brasileira de Futebol em nota.

Para que um estádio seja liberado a receber público, o mesmo precisa estar com os laudos de segurança em dia. Isso significa que as aprovações do Corpo de Bombeiros, da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar precisam estar no prazo de validade.

Construída em Cuiabá para sediar a Copa do Mundo, a Arena Pantanal nunca teve a sua obra 100% entregue. Há um imbróglio na justiça envolvendo o Governo do Mato Grosso e a Mendes Júnior, construtora responsável pelo estádio. O custo foi de quase R$ 700 milhões.

Não é a primeira vez que o local enfrenta problemas. No ano passado, o Santa Cruz mandou uma partida pelo Brasileirão contra o Corinthians no local e o time paulista alegou que o ar-condicionado do vestiário não funcionou. O sistema de som e imagem também, frequentemente, apresenta falhas.

Sem opção rápida, o Cuiabá tem até quinta-feira para apresentar os laudos da Arena Pantanal. Caso contrário, não terá o apoio de seu torcedor contra o ASA.