Corinthians 1 x 0 Al Ahly-EGI - Futebol "xoxo", mas vaga na decisão do Mundial

Corinthians não jogou bem e poderia ter se complicado diante do Al Ahly

por Tomaz Mantovani

São Paulo, SP, 12 (AFI) – Com um futebol abaixo do esperado, o Corinthians sofreu, mas venceu o Al Ahly, por 1 a 0, no Toyota Stadium, e se classificou para a final do Mundial de Clubes da Fifa 2012. Timão abriu o placar ainda no primeiro tempo e depois não conseguiu se sobressair diante do time africano. O Placar Ao Vivo acompanhou o resultado do confronto.

Agora, o Corinthians espera o confronto entre Chelsea-ING e Monterrey-MEX para ver quem enfrentará na decisão do campeonato. A final acontece no próximo domingo, às 8h30 (horário de Brasília), no Estádio de Yokohama, palco da final da Copa do Mundo de 2002 – Brasil foi pentacampeão sobre a Alemanha.

Vale destacar a presença maciça da torcida alvinegra nas arquibancadas. Quase 30 mil torcedores alvinegros estiveram no Toyota Stadium, que antes recebeu a partida entre Sanfrecce Hiroshima-COR e Ulsan Hyndai-JAP, na decisão do quinto lugar. Time coreano venceu por 3 a 2.

Gol de Guerreiro e nada mais
O primeiro tempo não foi o dos melhores, mas ainda assim o Corinthians foi superior ao Al Ahly e conseguiu ir para o intervalo em vantagem no placar. Os times entraram em campo se estudando, mas aos nove minutos os brasileiros assustaram. Danilo recebeu passe e não conseguiu chutar; Guerreiro aproveitou a sobra e finalizou com perigo à meta do goleiro egípcio Ekramy.

Se o Al Ahly não conseguia entrar na área do Corinthians trocando passes, o jeito foi apostar em jogadas aéreas. Aos dez minutos o time respondeu com Rabia. O jogador foi acionado na área e de cabeça assustou Cássio. Foi uma das poucas chances do time africano, que depois disso só viu o Corinthians jogar e tocar bola no meio-campo.

Melhor em campo, aos 29 minutos o Corinthians abriu o placar. Douglas cruzou da esquerda e encontrou Guerreiro na área; o peruano testou e colocou a bola no fundo das redes. A partir disso o time paulista continuou dominando as ações do jogo e continuou motivado pelos quase 30 mil torcedores no Toyota Stadium.

Corinthians leva sufoco
Na volta do intervalo o confronto continuou fraco no quesito técnico, porém, precisando empatar o jogo, o Al Ahly saiu mais ao ataque. Aos quatro minutos o time egípcio criou pela primeira vez, só que em posição irregular, Kenawi não conseguiu completar para o gol. A resposta do Corinthians veio aos nove minutos com Paulo André. O zagueiro tinha condições de finalizar, mas também estava impedido dentro da grande área.

O Corinthians não tinha mais eficiência na marcação e seus meias não conseguiam criar. Tendo em vista este mau momento, o Al Ahly voltou a criar aos 17 minutos. Após falha de Chicão, a bola caiu nos pés de Rabia; o jogador chutou forte e sobre o gol de Cássio. Os africanos eram melhores em campo e quase empataram aos 21. Aboutrika lançou Fathi; ele invadiu a área e chutou na rede do lado de fora na saída de Cássio.

Os últimos cinco minutos de jogo foram de pressão do Al Ahly. Superior ao Corinthians, time passou a tocar a bola e cruzar bola na área. A última chance de empatar o jogo veio aos 41 minutos. Rabia recebeu passe e arriscou de fora da área; a bola passou sobre o gol de Cássio.

Ficha Técnica

Fase
Semifinal
Rodada
1ª rodada
Data
12/12/2012
Horário
08h30
Local
Toyota Stadium, - em Toyota (Japão) (SP)
Árbitro
Marco Rodriguez (México)

Assistentes

Público
31.417 pagantes
Corinthians-BRA
Cássio;
Alessandro, Chicão, Paulo André e Fábio Santos;
Ralf, Paulinho, Douglas (Jorge Henrique) e Danilo;
Emerson (Romarinho) e Guerrero (Guilherme Andrade).
Técnico: Tite
Al Ahly-EGY
Ekramy (Saound);
Fathy, Nagib, Gomaa e Kenawi;
Rabia, Ashour, Soliman e Said (Aboutrika);
Gedo (Moteb) e Hamdi.
Técnico: Hossam El Badry
Mercado da Bola
Contratações
Não houve contratações no período
Corinthians-SP
Elenco ainda não definido
  • Goleiros

    Cássio

  • Laterais

    Fagner

  • Zagueiros

    Manoel

  • Volantes

    Gabriel

  • Meias

    Jadson

  • Atacantes

    Gustavo

  • Técnico

    Coelho