Opinião Sérgio Carvalho: Corinthians merece a liderança

por Agência Futebol Interior

Escrevo esta coluna antes da rodada de quarta-feira do Paulistao. O Corinthians é lider isolado com toda a justiça. Ninguém, melhor do que ele, soube administrar os resultados apesar da fase ainda irregular de seu elenco que está longe de atingir seu melhor estágio físico, técnico e psicológico. A verdade é que Mano Menezes sabe montar um time a curto prazo. Com ele o Timão engrena logo e, mesmo quando não joga um grande futebol, ganha ou empata os jogos que disputa. Enquanto isso, os demais treinadores patinam. Mesmo os mais badalados, como Murici Ramalho, Ricardo Gomes e Dorival Junior.



Leia também:
BOMBA! Clube "aluga camisa" para disputar Copa do Brasil

A diferenca é que com Mano, os jogadores se entrosam mais depressa e, quando não dá na técnica, cumprem suas obrigações no peito e na raça. Em razão disso, não será surpresa se o Corinthians disparar na ponta e ganhar como recompensa nas fases semifinal e final, os bônus que a liderança isolada na fase de classificação lhe deu com todos os méritos.Para chegar ao ponto em que está neste momento, Mano nada mais fez do que aproveitar sua base. Aquela que tem Felipe, Chicão, William, Elias e Jorge Henrique. Esses cinco jogadores compõem a espinha dorsal do Corinthians desde o ano passado e foi com eles que o Timão sagrou-se campeão paulista e campeão da Copa do Brasil de 2009. As outras peças, mesmo tendo importância, podem ser trocadas sem dano maior a estrutura da equipe.



Vejam que Roberto Carlos foi expulso no inicio do clássico contra o Palmeiras e, nem por isso, o time se desestabilizou. Esse equilíbrio é que os demais treinadores ainda não conseguiram em seus times, o que, por tabela, dá uma enorme vantagem ao Corinthians que, mesmo ainda no início do Paulistão, pode ser indicado como um dos mais sérios candidatos ao título da temporada. Podem acreditar.*FELIPE foi o melhor jogador do Timão. Não fossem suas defesas e o Palmeiras certamente teria chegado ao empate. Felipe, como já disse no passado, pode ter um caráter dúbio, mas é um grande goleiro. Não dá para ignorar sua qualidade técnica. É um dos melhores do país desde no ano de 2008.



CURTAS
*O CORINTHIANS venceu, o time mostrou qualidades mas, ainda assim, Mano Menezes nao se esqueceu do árbitro do jogo. Ele sempre da sua choradinha. Sempre acha que o árbitro meteu a mão no Corinthians. Não é verdade. No caso de Roberto Carlos, ele mereceu a expulsão. Não dá para contestar.

*MUITO bom o atual desempenho do miolo de zaga corintiano. Também Alessandro tem dado conta do recado na direita. Só falta Roberto Carlos entrosar. Ele está bem longe de seu estado técnico ideal. Também peca na parte física. Anda violento, dando carrinhos desnecessários. Até agora não justificou sua contratação.*TCHECO melhorou de produção. Começa a jogar aquilo que Mano esperava dele. Foi perfeito na cobrança de falta que deu chance ao gol de Jorge Henrique. Este, por sinal, foi esperto ao se colocar atrás da defesa do Palmeiras para o cabeceio.



*NO ATAQUE ainda falta alguma coisa. Mesmo quando alterado, este setor não produziu o esperado. Sem Ronaldo, faltam arremates. Parece que o time ficou muito dependente da presença dele alí na frente. Mano precisa achar alguém para exercer a função quando ele não estiver em campo.*PALMEIRAS decepcionou mais uma vez. Criou situações de gol, mas foi incompetente nos arremates. Parece que Murici Ramalho não achou a formação ideal para seu time. E olha que já faz tempo que ele assumiu o cargo. Será que Murici não vai dar certo como técnico do Verdão?



*COMO no ano passado, a defesa verde continua falha em bolas altas. Também comete erros infantis quando pressionada. Falta alguém para comandar o setor, um líder. Algo que, no atual elenco, parece não haver. Como solucionar esse problema?*NO MEIO campo há bons jogadores. Bons volantes, bom meia (Cleiton Xavier). Mas falta alguma coisa. Talvez maior aproximação entre volantes, meias e atacantes. Do jeito que esta os zagueiros adversários são favorecidos para fazer o combate.



*UMA COISA é certa: o Palmeiras vai precisar contratar um centroavante de qualidade a curto prazo. Os que estão aí não tem dado conta do recado. São esforçados, mas não resolvem. Não há quem coloque a bola pra dentro?*OUTRO jogador que oscila muito é o Diego Souza. É o melhor atleta do elenco, tem técnica aprimorada, mas nem sempre produz o esperado. É irregular. Por quê? Quem poderia ajudá-lo a ter mais regularidade? Creio ser uma missão típica de treinador. Sendo assim, mais a obra, Murici. Vamos recuperar Diego.



*SÃO PAULO colocou o time misto e só conseguiu um empate em Sertãozinho. Péssimo resultado contra o lanterna do campeonato. Time reserva do Tricolor é muito ruim. Ninguém tem jogado nada. Falta até empenho a alguns jogadores. Parece que eles entram em campo para fazer um favor ao clube.*TORCIDA tricolor não se conteve e vaiou o time. Certo. Não dá para pagar ingresso e ver um time molenga e sem determinação. Diretoria deveria punir os atletas e até descontar do salário essa falta de comprometimento com o clube.



*ANDRÉ DIAS foi negociado com a Lazio, da Itália. Bom negócio. Chance para André fazer seu pé de meia. Trata-se de um dos melhores zagueiros do país. Merecia ter lugar cativo na Seleção. No São Paulo, era um dos dois melhores. Ele e Miranda. Que tenha sucesso no futebol italiano.*ADRIÁN Gonzalez é um lateral limitado. Não justifica sua fama de bom jogador. Nem merece continuar no elenco. Melhor o Jean improvisado no setor. Com a chegada de bons volantes, Ricardo Gomes pode descartar Gonzalez em definitivo. Deve voltar logo para a Argentina. Aqui ele não vai vingar.



*COM Rodrigo Souto, Cléber Santana, Hernanes e Jorge Wagner, Ricardo Gomes podera montar um belo quadrado de meio campo. É só treinar forte e criar jogadas para que eles executem. Como a linha de zaga é boa, só vai faltar depois arrumar o ataque. Um problema que só vai ser solucionado quando Washington voltar a marcar.*NA VERDADE, o atual titular da camisa nove tricolor é mesmo muito irregular. Já o era no ano passado e continua no mesmo nível. Perde gols demais, apanha da bola, se posiciona mal. Será que Juvenal Juvêncio fez mesmo bem quando renovou seu contrato? Eu não renovaria. Ele é um centroavante que não decide e ainda atrapalha.



*DIZEM que Fernandão ainda pode deixar o Goiás e jogar pelo Sao Paulo. Esse sim, tem qualidade. Tem competência. Seria a solução ideal para o ataque tricolor. Problema é que seu contrato com o Goiás está muito amarrado e será difícil tirá-lo de lá. Aliás, depende mais dele do que do São Paulo.*PET FOI fundamental para que o Flamengo ganhasse o título brasileiro, mas seu momento atual é péssimo. Deixou de jogar bola e passou a se rebelar contra tudo e contra todos. Acho que seu final de carreira esté próximo. Fez o que podia até onde deu. Agora é esperar o arremate de carreira. Não da mais para jogar um ano pelo Mengão.



*QUATRO clubes do interior brigam pelo G4 - Botafogo de Ribeirão, Ituano, São Caetano e Santo André. Muito bom. Só não acreditam que eles consigam manter o ritmo. Acho que, no final, quem vai se classificar mesmo é o quarteto fantástico: Santos, Corinthians, Palmeiras e São Paulo.*SANTOS trouxe mesmo o decadente Robinho. Espero que ele se reencontre no Peixe. Tem qualidades mas se perdeu na administração de sua carreira. Quis ganhar sempre mais, sem produzir o correspondente dentro do gramado. Acabou reserva do reserva no Manchester. Vamos ver se volta a decolar no Santos.



*DE QUALQUER maneira, foi uma contratação de impacto. Nova diretoria santista trabalhou muito bem e vai ganhar com isso. Certamente as verbas publicitárias vão crescer para o clube da Baixada. Vai dar para manter a folha e ainda pagar muitas dívidas. Valeu a ousadia dos dirigentes santistas.*TIME principal do Santos deve produzir muito mais com Robinho. Além disso, aos poucos, Dorival Júnior começa a achar o time ideal. Ainda faltam retoques, mas com certeza esse time ainda vai dar muitas alegrias ao torcedor do Peixe. Estreia de Robinho será contra o São Paulo, em Barueri. Vai superlotar o estádio.



*QUEM assumiu a Aceesp foi Luiz Ademar. Ele já tomou posse. Espero que a nova diretoria da Associação dos Cronistas Esportivos alcance grande sucesso em sua gestão. Lamento não estar em São Paulo, mas daqui mando meu abraço a todos. Sou do Conselho Superior da entidade e tenho enorme carinho por ela. Com Luiz Ademar, ela está em boas maos.*SÃO PAULO está a um passo de estrear na Libertadores. Elenco tricolor é bom mas não confio muito no técnico Ricardo Gomes. Considero-o um treinador meia boca, já que não ganhou nada importante em sua carreira. Espero que me surpreenda, mas eu não apostaria no seu trabalho num torneio tão importante quanto a Libertadores.



*CORINTHIANS e Flamengo só estreiam mais a frente. Terão mais tempo para se preparar. Ainda assim, não dá para dizer o que eles poderão fazer nesta edição da Copa. Jogar uma Libertadores é bem diferente do que jogar um campeonato regional ou nacional. Por isso, prefiro não opinar sobre o futuro de Timão e Mengão neste torneio. Melhor esperar.*PAULISTA, Monte Azul, Sertãozinho e Oeste são os clubes que, até agora, decepcionaram no Paulistão. Ainda podem reagir mas precisam ter cuidado. Esse é um campeonato de tiro curto e, qualquer descuido, pode ser fatal. Dos quatro, o Oeste é a equipe mais frágil, em minha opinião. Será que estou enganado???



*TENHO visto muitos jogos do Campeonato Inglês. O Chelsea, sobra em campo. O Manchester United corre logo atrás. O título será de um ou de outro. Ingleses, por sinal, possuem hoje jogadores para montar uma ótima seleção. Se souberem escalar, vão dar muito trabalho na próxima Copa.*PELA primeira vez estou na Noruega durante o alto inverno, Coisa de louco. É muito frio e muita neve. Dizem que desde 1951 não nevava tanto por aqui. O cenário é muito bonito, parece uma pintura. Tudo muito branco. Parece que jogaram muitas caixas de cal sobre as casas e ruas. Experiência imperdível.



*TEMPERATURA dentro de casa é normal, cerca de 23 graus. Com lareira eletrônica ou movida a queima de madeira. Mas lá fora o termômetro chega a 15 graus. Às vezes, 23. Se não se agasalhar, congela. Quando se acorda pela manha é preciso tirar o gelo depositado sobre os carros. Eles quase desaparecem. Ficam enterrados sobre montes de neve.*É MUITO difícil ver o Sol. Quase sempre, está nublado. Fica claro por volta de 9 e meia da manhã e escurece entre 3 e meia e 4 horas da tarde. Há pouco dia e muita noite. Dirigir por aqui é muito difícil. Pneus são especiais, mas volta e meia, derrapam. É preciso cuidado. Ainda assim, são poucos os acidentes.