COPA DO NORDESTE 2019: Oito clubes disputam quatro vagas na Fase de Grupos

Confiança, América-RN, River, Sampaio Corrêa, Salgueiro, Juazeirense, CRB e Campinense estão na disputa

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 17 (AFI) – A fase prévia da Copa do Nordeste 2019 tem início nesta quarta-feira. São oito clubes disputando apenas quatro vagas na Fase de Grupos. Campinense e CRB abrem a competição no Estádio do Amigão. Os outros confrontos são entre: Juazeirense e Salgueiro, River e Sampaio Corrêa e Confiança e América de Natal.

O CRB enfrenta uma partida decisiva durante um período de reformulação. Júnior Rocha assumiu o comando técnico da equipe no lugar de Mazola Júnior e tenta fazer com que seu time junte os cacos após o vice-campeonato alagoano, diante de um Campinense que costuma gostar de jogar a Copa do Nordeste.

A Raposa também não fez um estadual de encher os olhos, mas tem feito boas campanhas no Nordestão. Foi campeão em 2013 e vice em 2016. O Campinense, que prioriza a competição, promete brigar com unhas e dentes por uma vaga na Fase de Grupos.

Ainda na quarta-feira, Juazeirense e Salgueiro se enfrentam no Adauto Moraes. O time baiano fez um bom estadual e só caiu após cruzar com o Bahia. Já o Carcará ficou em quarto no Pernambucano, superando, por exemplo, o Santa Cruz. A briga por um lugar no Grupo 3 promete ser equilibrado.

CRB vai em busca da vitória contra o Campinense
CRB vai em busca da vitória contra o Campinense
No Albertão, o River desafia o Sampaio Corrêa. O time piauiense é tratado como um ‘azarão’, já que encara uma equipe que vem em ascensão após voltar à Série B. No entato, a Bolívia sofreu um baque na atual temporada por não chegar nem na final do Maranhense. Já seu rival foi vice no Piauí.

Os duelos de ida se encerram na quinta-feira, entre Confiança e América no Batistão. O Dragão não foi bem no Sergipano e precisa se reabilitar para não perder a vaga também na Copa do Nordeste. Já o América viu seu arquirrival ABC ficar com o título potiguar e tenta uma vaga no Nordestão 2019 para ter o que comemorar.

REGULAMENTO
Resumo do Sistema de Disputa: a Pré-Copa será disputada em 01 (uma) fase, onde os oito clubes participantes formarão quatro grupos de dois clubes cada (Grupos 1 a 4), definidos através de sorteio, no qual os oito clubes serão ordenados pelo RNC de 2018 e divididos em dois blocos: o Bloco I com os quatro clubes melhores ranqueados no RNC e o Bloco II com os demais quatro clubes. Os clubes do Bloco I (Pote A) enfrentarão os do Bloco II (Pote B) em jogos de ida e volta, com os times do Bloco I decidindo o confronto como mandantes. Os quatro vencedores de cada grupo estarão classificados para a Copa do Nordeste 2019 na sua Primeira Fase (Fase de Grupos).

Os critérios de desempate, para indicar o clube vencedor do confronto quando houver igualdade em pontos ganhos ao final das duas partidas de cada grupo da Pré-Copa serão os seguintes, nesta ordem: 1º) maior saldo de gols; 2º) cobrança de pênaltis, de acordo com os critérios adotados pela International Board.