COPA DO MUNDO: Com velhos conhecidos, novatos e Brasil em alta, torneio começa na quinta

Realizado pela primeira vez na Rússia, Mundial começa com seleções debutantes, volta de velhos conhecidos e muitos favoritos

por João Vitor Nicodemus

  • A cobertura da Copa do Mundo é um oferecimento

Campinas, SP, 13 (AFI) – A espera acabou. A abertura da Copa do Mundo da Rússia 2018 acontece nesta quarta-feira, com o primeiro jogo, entre a anfitriã Rússia e a Arábia Saudita sendo realizado na quinta-feira, às 12h, no estádio Olímpico Lujniki, em Moscou. Empolgante sob comando de Tite, o Brasil estreia no torneio só no domingo, às 15h, contra a Suíça, em Rostov.

Com 20 edições, esta é a primeira vez que a Rússia será o palco da competição e a 10ª vez que o torneio ocorre na Europa. Os jogos serão distribuídos por 11 cidades-sede diferentes. O time da casa precisará mais do que nunca, já que o momento vivido pela equipe não é dos melhores. Eliminada na primeira fase da última Copa das Confederações, os russos venceram apenas um dos seus últimos 10 jogos, sendo oito deles amistosos de preparação. A equipe do leste europeu nunca passou da primeira fase em suas três participações anteriores.

A Rússia nunca passou da primeira fase em suas três participações anteriores
A Rússia nunca passou da primeira fase em suas três participações anteriores

COM A AMARELINHA
Com Neymar de volta nos últimos dois amistosos e já mostrando serviço, o Brasil vem mostrando um dos melhores momentos entre as 32 seleções da Copa. Apesar do vexame dado na última edição do torneio, a seleção canarinho teve desempenho para torcedor nenhum botar defeito e entre como uma das favoritas. Foram 47 partidas desde a última copa, com oito empates, cinco derrotas e 34 vitórias. O time não perde há 11 jogos.

FAZIA TEMPO
Enquanto quatro países tradicionais ficarão de fora: Chile, Itália, Holanda e Estados Unidos. Em contraponto, há três “carinhas novas”, que voltam ao torneio após muito tempo. Começando pelo Egito, que volta ao Mundial após 28 anos. Atual vice-campeão da Copa Africana de Nações, o time comandado pelo craque do Liverpool Mohamed Salah chega com status de que pode dar muito trabalho.

O Egito volta ao Mundial após 28 anos
O Egito volta ao Mundial após 28 anos

Outra seleção que estava há bastante tempo afastada do mundial é mais um das cinco representantes da África: Marrocos, que não jogava a Copa há 20 anos. Apesar de não gerar tantas expectativas quanto os egípcios, os marroquinos também se classificaram com certa propriedade nas Eliminatórias Africanas e podem surpreender.

Entretanto, dos países que fizeram as pazes com o Mundial, o Peru é o que estava mais tempo afastado, 36 anos. Com uma classificação emocionante, os peruanos deixaram favoritos pelo caminho para irem à Copa. E não é só a seleção que retorna, como o seu principal jogador também. Com recurso para retirar a suspensão durante a Copa, o artilheiro Paolo Guerrero poderá atuar na equipe ao lado de Cueva e Trauco, que também jogam no Brasil. Isso sem falar do técnico ex-Palmeiras Ricardo Gareca.

Islândia é uma das estreantes em mundiais
Islândia é uma das estreantes em mundiais

OS NOVATOS
E, se as seleções acima estão de volta depois de muito tempo, Islândia e Panamá vão para sua primeira Copa do Mundo. Após esbanjar carisma durante a Eurocopa, a seleção da Islândia chega ao mundial como a “queridinha” e quer aproveitar o melhor momento de sua história. Já o Panamá chega ao torneio depois de um gol nos minutos finais sobre a Costa Rica, que deu vaga direta ao país nas Eliminatórias da Concacaf.

OS FAVORITOS
Apesar de grandes seleções estarem de fora, atrações não vão faltar, principalmente quando o assunto é os candidatos ao título. Começando, é claro, pela atual campeã Alemanha, que viu alguns medalhões saírem após 2014, mas se renovou bem e segue com um time forte comandado pelo mesmo Joaquim Low.

Portugal é outra quem vem embalada por um troféu, o da Eurocopa. O desempenho recente lusitano anima, o time foi líder do Grupo E nas Eliminatórias e terceira colocada na Copa das Confederações.

Outra favorita é a França, comandada pelo capitão da conquista de 1998, Didier Deschamps. Com uma geração que esbanja talento, nomes como Mbappe, Pogba e Griezmann colocam Les Bleus no topo de muitas casas de aposta. Entretanto, o país vem com um gosto amargo após perder a Euro para Portugal.

Campeã em 2010, a Espanha tenta voltar para os trilhos após uma campanha ruim em 2014 e após ser eliminada nas oitavas de final da Euro. A equipe tem um meio-campo mágico que pode dar muitas alegrias em 2018, com nomes como Isco, David Silva, Juan Mata, Iniesta e Thiago Alcântara.

Inglaterra aposta na força da liga nacional para brilhar na Rússia
Inglaterra aposta na força da liga nacional para brilhar na Rússia

E, ainda no Velho Continente, temos os inventores do futebol, a Inglaterra. O bom momento de pratas da casa na Premier League empolga os ingleses. Neste ano, Kane conseguiu quebrar a hegemonia de Messi e Cristiano Ronaldo e foi o grande artilheiro com 57 gols. Além dele, o English Team conta com peças como Delle Alli e Sterling. Na primeira fase, os ingleses terão pela frente a talentosa geração belga, que também pode ir longe.

Além das europeias, a Argentina figura no quadro das favoritas. O time comandado por Messi foi vice-campeão em 2014, mas segue desacreditado, já que perdeu a Copa América para o Chile e correu altos riscos de ficar fora do mundial, tendo se classificado graças a Messi na última rodada.

Neymar está de volta e é a grande esperança do Brasil
Neymar está de volta e é a grande esperança do Brasil

BRASIL E SEUS ADVERSÁRIOS
Empolgante, o adjetivo define bem a seleção brasileira depois que Tite assumiu. Com uma Eliminatória impecável, a seleção Canarinho conta com craques por todos os lados e nomes de confiança do treinador, que prometem apagar o vexame feito pelo país pentacampeã na última Copa do Mundo.

O Brasil terá como adversários as seleções de Costa Rica, Sérvia e Suíça já na primeira fase. Apesar de ser o azarão do grupo, a Costa Rica conseguiu se classificar no grupo da morte na última Copa, que contava com Uruguai, Itália e Inglaterra. O time de Keylor Navas já provou que pode surpreender. Com cinco participações em Copas, a seleção é tradicional em torneio da Concacaf.

Já a Suíça possui alguns nomes de destaque como Granit Xhaka, do Arsenal, e Xherdan Shaqiri, do Stoke City, e chega como forte candidata à segunda colocação. Enquanto a Sérvia promete dificultar na defesa, que conta com peças como Ivanovic, Kolarov, Nemanjia Matic e Vidic.

CORRENDO POR FORA?
A Copa ainda terá outros times que sempre podem assustar. Caso do Uruguai, que conta com Suárez e Cavani no ataque e um meio-campo jovem, mas a defesa preocupa. Assim como a Croácia, que emplaca craques nos principais times do mundo e tem forte poder ofensivo.

Já o México, de Juan Carlos Osório, ex-São Paulo, costuma dar trabalho, mas está longe de viver seu melhor momento, ao contrário da Suécia, que eliminou Holanda e Itália em seu caminho até aqui e chega embalada.

Apostando em seus artilheiros, Senegal e Polônia podem brilhar. Os europeus têm Robert Lewandowski no comando de ataque. O jogador foi artilheiro das Eliminatórias Europeias. Além disso, a Polônia entra num grupo sem muito glamour para buscar a classificação. Já os africanos apostam em Sadio Mané, que vive grande fase no Liverpool. A seleção de Senegal fez a melhor campanha das Eliminatórias Africanas.

Próximos Jogos
Rússia x Arábia Saudita
14/06/2018 12:00
Egito x Uruguai
15/06/2018 09:00
Marrocos x Irã
15/06/2018 12:00
Portugal x Espanha
15/06/2018 15:00
França x Austrália
16/06/2018 07:00
Argentina x Islândia
16/06/2018 10:00
Peru x Dinamarca
16/06/2018 13:00
Croácia x Nigéria
16/06/2018 16:00
Costa Rica x Sérvia
17/06/2018 09:00
Alemanha x México
17/06/2018 12:00
Brasil x Suíça
17/06/2018 15:00
Suécia x Coreia do Sul
18/06/2018 09:00
Bélgica x Panamá
18/06/2018 12:00
Tunísia x Inglaterra
18/06/2018 15:00
Colômbia x Japão
19/06/2018 09:00
Polônia x Senegal
19/06/2018 12:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!
 
 
  • A cobertura da Copa do Mundo é um oferecimento
" />