COPA DO MUNDO FEMININA: Inglaterra confirma favoritismo e bate Escócia em estreia

Parris, de pênalti, e White marcaram para as inglesas no primeiro tempo, e Emslie diminuiu para as escocesas

por Agência Estado

Campinas, SP, 09 - A seleção da Inglaterra confirmou o favoritismo e venceu a Escócia por 2 a 1, neste domingo, no estádio Allianz Riviera, em Nice, na estreia da Copa do Mundo Feminina. Parris, de pênalti, e White marcaram para as inglesas no primeiro tempo, e Emslie diminuiu para as escocesas no final do jogo.

A Inglaterra fica na ponta do Grupo D e a Escócia, na lanterna. A classificação é temporária, já que Argentina e Japão, as outras integrantes da chave, ainda jogam nesta segunda-feira, às 13 horas (de Brasília), no Parque dos Príncipes, em Paris, no complemento da primeira rodada.

Inglaterra confirma favoritismo e bate Escócia em estreia do Mundial
Inglaterra confirma favoritismo e bate Escócia em estreia do Mundial

As inglesas tiveram menos dificuldade na partida do que o placar sugere. O resultado se justifica porque a equipe comandada por Phil Neville desperdiçou várias oportunidades de gol.

Foram 14 finalizações, sendo seis delas na meta, e amplo domínio do time inglês, que é tido como um dos favoritos pela evolução em seu futebol nos últimos anos e ocupa o terceiro lugar no ranking da Fifa.

A vitória da Inglaterra começou a ser construída no início do jogo a partir de um pênalti revisado pelo árbitro de vídeo depois do toque de mão da zaga escocesa e bem cobrado pela atacante Nikita Parris, aos 14 minutos. Aos 40, o destaque do jogo, a centroavante Ellen White, ampliou com um belo arremate.

Na etapa final, a Escócia criou coragem e se soltou na partida. Não foi suficiente para buscar o empate, mas, ao menos, o time escocês conseguiu balançar as redes com Claire Emslie aos 35 minutos, em um dos poucos momentos de desatenção da zaga inglesa. O gol entrou para a história pois foi o primeiro da Escócia em Mundiais.

A seleção inglesa volta a campo pela segunda rodada na próxima sexta-feira, para enfrentar a Argentina, às 16 horas (de Brasília), no Stade Océane. Mais cedo, às 14h, a Escócia duela com o Japão.

SURPRESA ITALIANA

Mais cedo, em duelo do Grupo C, em que está o Brasil, a Itália aprontou e derrotou a Austrália, uma das favoritas ao título, de virada, por 2 a 1, em duelo disputado no Stade du Hainaut, em Valenciennes. O duelo foi animado, repleto de chances, com um pênalti para cada lado e gol que definiu o triunfo italiano aos 49 minutos da etapa final.

Donas de seis conquistas mundiais, as australianas abriram o placar aos 22 minutos do primeiro tempo com Kerr, uma das finalistas da última Bola de Ouro. Ela teve sua cobrança de pênalti defendida, mas marcou no rebote. Na etapa final, brilhou Bonansea, craque da Juventus. A atacante empatou aos 11 em bonito lance, e fez de cabeça o gol da vitória no último minuto, aproveitando falha da goleira Lydia.

Confira os resultados da 1ª rodada
França
4
x
0
Coreia do Sul
Alemanha
1
x
0
China
Espanha
3
x
1
Africa do Sul
Noruega
3
x
0
Nigéria
Austrália
1
x
2
Itália
Brasil
3
x
0
Jamaica
Inglaterra
2
x
1
Escócia
Próximos Jogos
Argentina x Japão
10/06/2019 13:00
Canadá x Camarões
10/06/2019 16:00
Nova Zelândia x Holanda
11/06/2019 10:00
Chile x Suécia
11/06/2019 13:00
Estados Unidos x Tailândia
11/06/2019 16:00
Próxima RodadaVeja a Classificação!