Grêmio 1 x 0 São Paulo - 'Lei do Ex' garante vitória gaúcha na Copa do Brasil

Equipes se enfrentaram na noite desta quarta-feira (23), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

por Agência Futebol Interior

Porto Alegre, RS, 23 (AFI) - Em duelo de tricolores, o Grêmio fez a lição de casa e venceu o São Paulo, por 1 a 0, na noite desta quarta-feira (23), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS), pela partida de ida da semifinal da Copa do Brasil.

A partida teve transmissão da Futebol Interior TV, canal no YouTube, em
parceria com a Equipe Gol de Placa

O único gol da partida foi marcada pelo centroavante Diego Souza, aos 17 minutos do segundo tempo. Assim, ele fez valer a 'Lei do Ex', já que vestiu as cores são-paulinas entre 2018 e 2019, quando saiu para defender o Botafogo.

VEJA O GOL DE DIEGO SOUZA

Com o resultado, os gaúchos largam na frente por um lugar na decisão, que ainda terá Palmeiras ou América-MG: precisam de um empate no duelo da próxima quarta-feira (30), no Morumbi, em São Paulo (SP), às 21h30. Os paulistas forçam os pênaltis com qualquer triunfo por um de diferença; com dois, avançam direito.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA - Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

PRIMEIRO TEMPO
Os primeiros 45 minutos ficaram marcados mesmo pela forte marcação e pela 'falação' de ambos os lados e as poucas chances de gol. Dessa forma, o principal lance saiu logo aos nove minutos, quando Victor Ferraz marcou para os donos da casa. A arbitragem, porém, assinalou impedimento de Diego Souza, que atrapalhou ação do goleiro Tiago Volpi.

Pedro Geromel, aos 33, arriscou de muito longe e quase marcou para os mandantes. O zagueiro acabou sentindo e precisou ser substituído por Rodrigues. Esta, inclusive, foi a única finalização gremista. Os são-paulinos tentaram em cinco oportunidades, mas nenhuma delas levou perigo.

SEGUNDO TEMPO
Na etapa complementar, o São Paulo conseguiu fazer valer a maior posse de bola. Aos cinco minutos, boa tabelinha pelo lado direito, Daniel Alves cruzou rasteirinho para Brenner, que não conseguiu chegar desviando para dentro, lá no segundo pau.

Depois, aos 11, linda jogada envolvendo ainda Gabriel Sara, Luan e Daniel Alves até que Luciano se movimentou bem, entrando por trás da marcação, e bateu de primeira, na saída do goleiro Vanderlei, mas mandou por cima do travessão.

Mesmo assim, quem abriu o placar foi o Grêmio. Aos 17, Ferreirinha fez um 'salseiro' pela direita e colocou na área. A bola ficou pererecando dentro da área até Diego Souza aparecer e mandar para o fundo do barbante. Jean Pyerre, aos 23, em cobrança de falta, quase ampliou.

SEQUÊNCIA DA TEMPORADA
As equipes vão a campo pelo Campeonato Brasileiro no final de semana. Focado na zona de classificação para a Libertadores, o Grêmio enfrenta o Athletico-PR, às 20h30 de domingo (27), na Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS). Já o São Paulo, que sonha com título, visita o Fluminense, às 21h de sábado (26), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).

CONFIRA O GOL

Espaço incorporado por HTML (embed)

Espaço incorporado por HTML (embed)

Ficha Técnica

Fase
Semifinais
Rodada
1ª rodada
Data
23/12/2020
Horário
21h30
Local
Arena do Grêmio - Porto Alegre (RS)
Árbitro
Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Renda
---
Assistentes
Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Michael Correia (RJ)

Público
Portões fechados
Cartões Amarelos
Grêmio-RS: Thaciano, Matheus Henrique, Vanderlei
São Paulo-SP: Bruno Alves, Daniel Alves, Gabriel Sara, Vitor Bueno, Reinaldo

Gols
Grêmio-RS: Diego Souza 17' 2T
Grêmio-RS
Vanderlei;
Victor Ferraz, Geromel (Rodrigues), Kannemann e Diogo Barbosa; Matheus Henrique e Darlan (Ferreira);
Thaciano (Lucas Silva), Jean Pyerre (Everton) e Pepê;
Diego Souza (Churín).
Técnico: Renato Gaúcho
São Paulo-SP
Tiago Volpi;
Juanfran, Bruno Alves (Vitor Bueno), Arboleda e Reinaldo;
Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes (Toró);
Luciano (Tchê Tchê) e Brenner.
Técnico: Fernando Diniz