Copa do Brasil: Santos e Atlético-MG se enfrentam no Pacaembu após 48 anos

No total, o duelo entre as equipes já ocorreu 97 vezes, de acordo com dados disponibilizados pelo clube da Baixada

por Agência Estado

São Paulo, SP, 06 - Santos e Atlético Mineiro se enfrentam desde 1938 e estão próximos de atingir a marca de cem jogos disputados entre eles, mas o Pacaembu é um palco raro para esse confronto. Nesta quinta-feira, às 20 horas, quando entrarem em campo para definir o último classificado para as quartas de final da Copa do Brasil, os clubes encerrarão um período de 48 anos sem duelarem no local.

O confronto desta quinta será apenas o terceiro da história entre Santos e Atlético-MG no Pacaembu. O primeiro deles também ocorreu em um torneio mata-mata, a Taça de Brasil de 1964. Naquela oportunidade, pelas quartas de final, o time paulista goleou o mineiro por 5 a 1, sacramentando a passagem de fase, pois também havia vencido na ida, por 4 a 1. Posteriormente, faturaria o título da competição nacional.

Pacaembu - Foto: Divulgação
Pacaembu - Foto: Divulgação
O outro duelo no Pacaembu foi em 1971, pelo Campeonato Brasileiro, e também terminou com vitória santista, por 2 a 1, com gols de Mazinho e Nenê, sendo que Ronaldo descontou para os mineiros. Aquele duelo foi válido pela segunda fase. E mesmo com a derrota, o Atlético-MG avançaria depois ao triangular final, se tornando campeão posteriormente.

No total, o duelo entre Santos e Atlético-MG já ocorreu 97 vezes, de acordo com dados disponibilizados pelo clube da Baixada. São 37 triunfos dos mineiros, com 35 dos paulistas e 25 empates, sendo o último deles em 15 de maio, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, quando não saíram do 0 a 0 no Independência. Assim, quem vencer nesta quinta estará garantido nas quartas de final, com a definição indo aos pênaltis em caso de nova igualdade.

"O primeiro jogo foi aberto, com muita movimentação dos dois times. Este novo duelo tem de tudo para ser parecido. Quem errar menos sairá com a vaga. Precisamos prestar muita atenção durante toda a partida e não podemos desperdiçar as oportunidades", afirmou o zagueiro Lucas Veríssimo ao site oficial do Santos.

Confira a ficha técnica do último duelo entre Santos e Atlético-MG no Pacaembu:

15/11/1971 - Santos 2 x 1 Atlético-MG

SANTOS - Cejas; Orlando, Ramos Delgado, Oberdan e Rildo; Léo Oliveira, Davi, Dicá (Nenê); Pelé, Mazinho (Douglas) e Edu. Técnico: Mauro Ramos de Oliveira

ATLÉTICO-MG - Renato; Oldair, Grapete, Vantuir, Humberto Monteiro; Vanderlei, Humberto Ramos; Pedrilho (Beto), Romeu, Ronaldo e Dadá Maravilha. Técnico: Telê Santana.

GOLS - Mazinho e Nenê (Santos); Ronaldo (Atlético-MG).

PÚBLICO - 24.847 pessoas.

LOCAL - Estádio Pacaembu, em São Paulo (SP).

COMPETIÇÃO - Campeonato Brasileiro de 1971.

ÁRBITRO - Armando Marques.