CBF divulga datas e tabela da Copa Verde 2018; Paysandu é o atual campeão

A competição que envolve clubes de futebol das regiões Norte e Centro Oeste do país

por Sérgio Porto

Brasília, DF, 22 (AFI) - A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela inicial da Copa Verde edição de 2018. No dia 21 de janeiro (domingo), a bola vai rolar para a competição que envolve clubes de futebol das regiões Norte e Centro Oeste do país, além de uma agremiação do Estado do Espírito Santo.

O clube campeão da Copa Verde de 2018 terá vaga assegurada nas Oitavas de Final da Copa do Brasil de 2019. A Copa será disputada em quatro fases, além de uma Fase Preliminar. Os clubes serão distribuídos em grupos de dois, em cada fase, e se enfrentarão em sistema eliminatório (mata-mata), sempre se classificando um clube para a fase seguinte (ver mais detalhes no REC em anexo no fim da matéria).

A Copa Verde tem como atual campeão o Paysandu. Mas a disputa também se destaca fora das quatro linhas por conta das ações de sustentabilidade e de preservação do meio ambiente, que desde 2016 fazem parte do campeonato. As iniciativas englobam a troca de garrafas pet por ingressos e até itens de marketing feitos com materiais ecossustentáveis.

Copa Verde começará no dia 21 de janeiro
Copa Verde começará no dia 21 de janeiro
EM BRASÍLIA...
No Distrito Federal, conforme foi aprovado no Arbitral do Candangão de 2017, o terceiro e quarto lugar seriam os representantes candangos na competição nacional. Porém, conforme o contrato da emissora de televisão que detém os direitos de transmissão da competição, é obrigatório a presença do campeão estadual.

Com isso, ficou a expectativa da segunda vaga do Distrito Federal. Paracatu que foi o terceiro colocado do Candangão de 2017 e Sobradinho, quarto colocado, estavam na expectativa desta vaga.

Porém, conforme a tabela básica da Copa Verde de 2018, os representantes do Distrito Federal serão Brasiliense, campeão do DF em 2017 e o Ceilândia, vice-campeão deste ano. O Brasiliense entra na primeira fase da competição nacional. Seu adversário será o Atlético/ES. O Ceilândia Esporte Clube entra na fase preliminar da Copa Verde enfrentando o Corumbaense/MT.

Confira aqui a tabela básica da Copa Verde!

 
 
" />