Copa SP: São Bernardo do Campo é a 25ª sede confirmada pela FPF

Jogos do grupo acontecerão no histórico estádio Primeiro de Maio

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 07 (AFI) - São Bernardo do Campo está confirmada como cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Cidade com mais de 800 mil habitantes e integrante da Região do Grande ABC, tem grande histórico de clubes que já estiveram no profissionalismo. Consequentemente, a lista de talentos nascidos na cidade é enorme e caracteriza a tradição futebolística local.

Das cidades mais antigas de todo o estado de São Paulo, São Bernardo sempre teve muita ligação com o futebol. De uma várzea muito forte até os dias atuais, nasceram diversos times que chegaram a disputar competições profissionais em vários momentos do século passado. O ápice, porém, aconteceu nos anos 2000, quando pela primeira vez um time local, o São Bernardo Futebol Clube, chegou à elite estadual após a promulgação da Lei do Acesso, em 1949.

HISTÓRIA COM O FUTEBOL
Fundado em 1913, o Primeiro de Maio Futebol Clube jogou o equivalente à segunda divisão entre 1919 e 126, até ser convidada para a elite no ano seguinte. Licenciado por oito temporadas, retorna em 1936, mas joga somente até 1940. A curiosidade é que, em 1927 o Corinthians de São Bernardo também disputou o estadual, mas com a separação da cidade com Santo André, em 1938, o clube passou a ser do segundo município.

São Bernardo do Campo é confirmada como cidade-sede da Copa SP
São Bernardo do Campo é confirmada como cidade-sede da Copa SP
Na época do bom momento dessas equipes, surgiram o Esporte Clube São Bernardo, em 1928, e o Palestra de São Bernardo, em 1935. Além de bastante antigas, as equipes se firmaram como as mais tradicionais da cidade, já que atravessaram décadas, disputando competições oficiais inclusive neste século. Atualmente, o EC São Bernardo vive bom momento, enquanto o Palestra está licenciado. Ao longo da história, alternaram entre segunda e quinta divisões, além de períodos licenciados, encontrando novos adversários de quando em quando.

Em 1938 surgiu o Meninos Futebol Clube, do bairro Rudge Ramos; em 1958 foram fundados a Sociedade Esportiva Irmãos Romano e o Volksvagen Clube; já na década de 1960 aparecem a Associação Atlética Mercedes Benz, em 1964, o Aliança Clube e o Grêmio Esportivo Taboão, em 1969. Todos estes clubes estiveram em disputas profissionais em diversos momentos, mas jamais conseguiram chegar na elite.

Coube ao São Bernardo Futebol Clube, fundado em 2004, atingir tal feito. Após rápida ascensão no cenário estadual, chegou na primeira divisão em 2011 e depois disputou entre 2013 e 2017. Ainda foi campeão da Série A2 de 2012 e da Copa Paulista de 2013.

Com tanto envolvimento com o esporte, a cidade cedeu grandes nomes ao futebol brasileiro. Nasceram em São Bernardo do Campo os laterais direito Ilsinho e Edson Sitta; os zagueiros André Dias e Danilo; o lateral esquerdo Thiago Carleto; os volantes Fabinho e Thiago Motta; os meias Deco e Lucas Fernandes; os atacantes Derlei e Gabriel Barbosa, dentre outros.

Nenhum deles, porém, chegou tão longe quanto Mauro Silva. Natural de São Bernardo do Campo, disputou apenas torneios escolares na cidade, antes de se mudar para a região de Campinas, onde iniciou a carreira no Guarani. Se destacou mais tarde com a camisa do Bragantino e se consagrou pelo La Coruña da Espanha. No auge de sua carreira foi titular absoluto da seleção que venceu o tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Atualmente é Vice-Presidente da FPF.

DATA MARCADA
Os jogos da sede de São Bernardo de Campo vão ocorrer no estádio Primeiro de Maio. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.