Prestes a completar 90 anos, Tupã será cidade-sede da Copinha 2020

Tupãzinho, ex-jogador do Corinthians, é um dos principais expoentes do futebol local, que será sede pela terceira vez

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 12 - Tupã é mais uma cidade-sede confirmada na 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Distante cerca de 500 quilômetros da capital paulista, a cidade que conta com mais de 60 mil habitantes tem no Tupã Futebol Clube e no ex-atacante Tupãzinho os seus principais expoentes no esporte. Em 2020, a cidade completa 90 anos e sediará a competição pela terceira vez seguida.

Fundado em 1944, o Tupã Futebol Clube ingressa no futebol profissional cinco anos depois, quando é promulgada a Lei do Acesso no futebol paulista. Em atividade até os dias atuais, se ausentou em poucas temporadas nestas quase sete décadas de história. O máximo que atingiu, porém, foi o segundo escalão estadual, o equivalente a atual Série A2 do Campeonato Paulista.

É DE CASA
Natural da cidade e tendo atuado nas categorias de base do Tupã em meados da década de 1980, quando o clube frequentava principalmente a terceira divisão estadual, Pedro Francisco Garcia carregou o nome da cidade marcando gols importantes com a camisa do Corinthians. Tupãzinho era considerado o ‘Talismã da Fiel’.

(Foto: Prefeitura de Tupã/Divulgação)
(Foto: Prefeitura de Tupã/Divulgação)
Após se destacar pelo São Bento de Sorocaba, chegou ao Corinthians em 1990 e ficou nacionalmente conhecido ao marcar o gol do primeiro título brasileiro corintiano diante do São Paulo. Reserva que sempre marcava nas horas mais complicadas, foi um ídolo da torcida.

Com a camisa alvinegra conquistou, além do Brasileiro de 1990, a Supercopa do Brasil de 1991, a Copa Bandeirantes de 1994, o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil de 1995. Deixou o Parque São Jorge em 1996. Atualmente treinador de futebol, Tupãzinho tem boas passagens pelo clube de sua cidade.

VIROU TRADIÇÃO
Sede da Copinha nos últimos dois anos, Tupã viu surpresas acontecer nessas temporadas. Em 2019 o Mirassol surpreendeu o Athletico Paranaense na terceira fase, após vitória nos pênaltis, antes de ser eliminado pelo São Paulo, futuro campeão. Já em 2018 foi a vez de o Boavista, do Rio de Janeiro, superar o favorito Atlético Goianiense, na segunda fase.

Os jogos da sede de Tupã vão ocorrer no estádio Alonso Carvalho Braga. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.