Copa SP: Palco de cinco finais, estádio do Canindé é confirmado como sede

O estádio do Canindé, da Portuguesa de Desportos, abrigará um dos grupos na etapa inicial do torneio

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 04 (AFI) - Razão da existência da competição, São Paulo também será cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior em sua primeira fase. O estádio do Canindé, da Portuguesa de Desportos, abrigará um dos grupos na etapa inicial do torneio. Palco de cinco decisões da Copinha ao longo da história, um dos campos mais importantes da capital paulista viu grandes talentos surgirem.

Criada para comemorar o aniversário da cidade de São Paulo em 1969, a Copinha acontecia basicamente na capital e em apenas um dia em seus primeiros anos. Com maior interesse acerca do torneio, o número de times aumentou e, consequentemente, maior necessidade em utilizar novos campos e outras datas, levando a competição a acontecer quase toda no interior em suas primeiras fases. Neste sentido, o Canindé sempre esteve entre os palcos do torneio.

FUNADAÇÃO

Fundado em 1956, quando foi adquirido do São Paulo pela Portuguesa, que fez reforma que permitiu sua utilização em partidas oficiais, o Canindé tem história no futebol paulista e, também, na Copa São Paulo, uma vez que sediou cinco finais do campeonato neste período: 1979, 1984, 1995, 1997 e 2002. Nestas decisões e em outras edições, viu grandes nomes surgir no gramado às margens da Marginal do Rio Tietê.

Na primeira decisão que abrigou, jogaram Marília e Fluminense, com o título conquistado pela equipe do interior paulista após vitória por 2 a 1; já em 1984, Corinthians e Santos fizeram o clássico alvinegro vencido pelos santistas, onde se destacou o garoto Gerson, decisivo para a primeira taça ir à Vila Belmiro, e o zagueiro Marcelo Djian, pelo Corinthians, que mais tarde seria campeão brasileiro pelo clube em 1990.

Nesta década, aliás, o estádio ainda sediou as decisões de 1995 e 1997. Na primeira, vitória do Corinthians do zagueiro Cris e do lateral esquerdo Sylvinho sobre a Ponte Preta. Na segunda, o time do Parque São Jorge, que contava com o meia Deco, foi derrotado nos pênaltis pelo Lousano Paulista, atual Paulista de Jundiaí. Na última vez que abrigou uma decisão do torneio, em 2002, o Canindé viu a torcida da Portuguesa comemorar diante do favorito Cruzeiro do goleiro Gomes.

MOMENTO MÁGICO

Em 1991, porém, o estádio viveu momento mágico com o time da Portuguesa arrasando todos os adversários por lá.

Comandados principalmente por Dener, além de Tico e Sinval, a Lusa tinha um ótimo ataque e venceu todos os nove jogos da campanha marcando 32 gols. Na decisão, superou o Grêmio do goleiro Danrlei, no estádio do Pacaembu, por 4 a 0.

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.

Confira a lista de cidades-sede confirmadas para a Copinha 2020:

Araraquara
Barueri
Bauru
Diadema
Franca
Indaiatuba
Itapira
Itu
Jaú
Jundiaí
Marília
Mogi das Cruzes
Osvaldo Cruz
Porto Feliz
Sertãozinho
Suzano
Taubaté