Guarulhos é mais uma cidade confirmada como sede para a Copa SP de 2020

Os jogos da sede de Guarulhos vão ocorrer no estádio Antônio Soares de Oliveira, o famoso 'Ninho do Corvo'

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 12 (AFI) - Guarulhos está confirmada como cidade-sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Integrante da Região Metropolitana de São Paulo com quase 1,5mi de habitantes, o município já teve diversos clubes em competições profissionais, porém nenhum deles chegou a estar na elite. Diversos jogadores naturais de Guarulhos fizeram história no futebol.

Com um campeonato amador muito forte, os guarulhenses sempre tiveram dificuldades em ver um time se firmar no futebol profissional. Os primeiros que tentaram foram na década de 1960, quando o União Vila Augusta Futebol Clube e a Sociedade Esportiva Guarulhos ingressaram nas disputas. O primeiro, fundado em 1921, disputou a quarta divisão em 1966; enquanto o segundo atuou pela mesma divisão em 1968, ano em que foi fundado.

Guarulhos é mais uma cidade confirmada como sede para a Copa SP de 2020
Guarulhos é mais uma cidade confirmada como sede para a Copa SP de 2020
HISTÓRIA COM O FUTEBOL
Na década seguinte foi a vez de a Associação Atlética Flamengo, Associação Atlética Macêdo e o Esporte Clube Golfinho tentar a sorte. O Flamengo, que mantém atividade nos dias atuais, jogou apenas em 1979 e 1980, retornando em 1998. O Macêdo atuou entre 1978 e 1980, enquanto o Golfinho jogou somente na temporada de 1978.

A partir de 1981, a Associação Desportiva Vila das Palmeiras, fundada em 1964, começa a escrever história mais sólida de um clube em atividade nos campeonatos da FPF. Da Vila Galvão, bairro tradicional da cidade, o clube se manteve em disputa até 1993 com este nome. Após ser ‘abraçado’ pelo poder público local, muda de nome para Associação Desportiva Guarulhos, mantendo-se em atividade até os dias atuais.

Com o retorno do Flamengo às atividades em 1998, os clubes passam a fazer o clássico local a partir do ano 2000, quando se encontram no primeiro dérbi citadino. No total, são apenas oito jogos, com três vitórias do Flamengo, quatro empates e uma vitória do Guarulhos. Isso por que em apenas três temporadas -2000, 2018 e 2019- as equipes estiveram na mesma divisão. Campeão da B2 em 1999, da B1 em 2000 e da Série A3 em 2008, o time rubro-negro alternou bastante entre a terceira e segunda divisões estaduais, enquanto o Guarulhos jamais alcançou tal patamar.

Segunda maior cidade do Estado de São Paulo, atrás apenas da Capital em população, Guarulhos é o berço de nomes importantes do futebol brasileiro. Um dos zagueiros da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2006, Cris fez história no Corinthians e no Cruzeiro. Ídolo dos corintianos e dos atleticanos de Minas Gerais, o atacante Marques também é natural da cidade, assim como o goleiro Danilo Fernandes, atualmente no Internacional; os zagueiros Diego Sacoman, David Braz e Pereira; o meia Rafinha; e os atacantes Henrique Dourado e Paulinho, este último revelado pelo Flamengo local e com passagem pelo homônimo carioca e o Santos, dentre outros.

Promessa revelada na última Copinha, o atacante Gabriel Martinelli, atualmente no Arsenal da Inglaterra e que se destacou com a camisa do Ituano, também nasceu na cidade. Outro bom exemplo é a atacante Ludmila, com passagem pelo Benfica de Portugal e atualmente no Atlético do Madrid, da Espanha.

DATA MARCADA
Os jogos da sede de Guarulhos vão ocorrer no estádio Antônio Soares de Oliveira. A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.