Copa SP: Indaiatuba é confirmada como uma das cidades-sede

Recentemente o time da cidade tem tido bons resultados na Copinha, já que avançou até a terceira fase nas últimas quatro edições.

por Federação Paulista (FPF)

Indaiatuba, SP, 21 - A cidade de Indaiatuba está confirmada como sede da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Cerca de 100 quilômetros de distância da capital paulista e parte da Região Metropolitana de Campinas, o município que tem quase 250 mil habitantes está acostumado a acompanhar as categorias de base do futebol paulista pela força do Primavera, o time mais tradicional da história local.

TIME TRADICIONAL

A cidade de Indaiatuba está confirmada como sede
A cidade de Indaiatuba está confirmada como sede

Fundado em 1927 fruto da fusão entre o Indaiatubano, de 1916 e o Corinthians, de 1918, o Esporte Clube Primavera homenageia o primeiro time da cidade que nasceu em 1908, mas logo parou suas atividades.

A entrada no futebol profissional, porém, demorou algumas décadas para acontecer e mesmo assim, de forma bastante gradual.

OSCILAÇÕES

Embora estreie em competições da FPF em 1952, somente a partir de 1976 é que tem estabilidade, oscilando entre a segunda e a quinta divisões desde então. Neste período conquistou três vezes a atual Segunda Divisão -equivalente ao quarto escalão estadual- em 1977, 1995 e 2018, além do título da Série B2, a quinta divisão, em 2001. Em 2020 a equipe disputa a Série A3.

FORÇA DO INTERIOR

Ao mesmo tempo, se consolidou como uma força do interior nas categorias de base. Recentemente o time tem tido bons resultados na Copinha, já que avançou até a terceira fase nas últimas quatro edições. Nessa temporada, o destaque é seu time Sub-17, que venceu o Corinthians por 1 a 0 no jogo de ida das quartas de final.

JOGADOR IMPORTANTE

Na história, o goleiro Laércio, após se destacar com atuações pelo Primavera na década de 1940, passou por Portuguesa Santista e Palmeiras, antes de chegar ao Santos, onde marcou época, atuando por mais de 300 jogos entre 1957 e 1969.

COPINHA

A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.