Após 23 anos, Sertãozinho volta a receber jogos da Copa São Paulo de Futebol Jr

Em 1997 a sede oficial era a cidade de Ribeirão Preto, porém, os jogos aconteceram no estádio Frederico Dalmazo

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 18 (AFI) - Depois de 23 anos, a cidade de Sertãozinho volta a receber jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, já que está confirmada como sede da 51ª edição em 2020. Distante cerca de 330 quilômetros da capital e com população estimada em pouco mais de 130 mil habitantes, tem no clube que leva o nome da cidade o grande destaque no futebol.

ESTREIA OFICIAL
Oficialmente, essa é a primeira vez na história que o município será sede da competição. Em 1997 a sede oficial era a cidade de Ribeirão Preto, porém, os jogos aconteceram no estádio Frederico Dalmazo, em Sertãozinho. Na ocasião, Atlético Mineiro, Nacional, Juventude e o Botafogo compuseram o Grupo F liderado pelo time de Minas Gerais. Lincoln, meia que mais tarde atuou pelo Palmeiras e clubes da Alemanha, se destacou.

Após 23 anos, Sertãozinho volta a receber jogos da Copa São Paulo (Foto: Luciano André)
Após 23 anos, Sertãozinho volta a receber jogos da Copa São Paulo (Foto: Luciano André)
Fundado em 1944, o Sertãozinho Futebol Clube está no profissionalismo, ininterruptamente, desde 1970 e é o maior vencedor da terceira divisão paulista na história. Com os títulos de 1971, 2004 e 2016, o ‘Touro dos Canaviais’, como é conhecido na região, está empatado com o Nacional, da Barra Funda, únicos tricampeões da Série A3 do Campeonato Paulista.

Neste século o clube viveu seu melhor momento da história, já que atinge a elite estadual pela primeira vez. Após o título da Série A3 de 2004, consegue o acesso em 2006 e estreia entre os principais clubes do estado em 2007, se mantém para 2008, retornando à Série A1 em 2010, quando amarga novo rebaixamento.

CASA DE CRAQUES
Atualmente no Real Madrid, da Espanha, e na Seleção Brasileira, o lateral direito e zagueiro Éder Militão, ex-São Paulo, é natural de Sertãozinho. Parceiro de Militão nas categorias de base do tricolor, Helinho também nasceu na cidade. Centroavante com passagem por diversos clubes brasileiros nas décadas de 1980 e 1990, Nilson foi revelado no clube, assim como o técnico corintiano Fabio Carille.

AGENDADO
A Copa São Paulo de Futebol Júnior é disputada em janeiro e a decisão acontece no dia 25, em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo. Com 128 equipes divididas em 32 grupos, tabelas e chaves da competição serão divulgados no mês de novembro.