Copa Paulista: Após título inédito, Velo Clube defende tabu contra Comercial no Benitão

Se vencer por dois ou mais gols de diferença, o Galo Vermelho vira líder do Grupo 2

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP. 17 (AFI) - Menos de 48 horas depois de conquistar o título inédito do Campeonato Paulista da Série A3 (Terceira Divisão) diante do EC São Bernardo, sem tempo para comemorar, o Velo Clube já volta a campo nesta quarta-feira (18), às 15 horas, com suas atenções voltadas para a disputa da Copa Paulista. O Galo Vermelho irá receber o Comercial, no Estádio Benito Agnelo Castellano, o Benitão, em Rio Claro, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase do torneio.

EMBOLADO GRUPO 2
Empatados com dois pontos cada, mas de acordo com critério de desempate, Velo Clube, Comercial e Atibaia são, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados do Grupo 2. A Ferroviária é a líder da chave, com cinco pontos ganhos em três jogos. Sendo assim, se vencer o Comercial por dois ou mais gols de diferença, o Galo Vermelho se iguala ao número de pontos da Ferroviária, mas pelo saldo de gols, será o novo líder do grupo.

AINDA SEM VENCER
Assim como o Comercial, a equipe rubro-verde ainda não venceu no torneio (dois jogos e dois empates) e na rodada passada jogaram fora. O Velo Clube empatou com a Ferroviária por 1 a 1, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, enquanto que o Leão do Norte ficou no zero a zero com o Atibaia, no Décio Vitta, em Americana.

 Após título inédito, Velo Clube defende tabu contra Comercial no Benitão (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)
Após título inédito, Velo Clube defende tabu contra Comercial no Benitão (Foto: Rodrigo Corsi/Paulistão)

RETROSPECTO
Na história, Velo Clube e Comercial se enfrentaram doze vezes por competições oficiais, desde 1956. O retrospecto é favorável ao Leão do Norte com seis vitórias contra três do time de Rio Claro, além de três empates.

TABU
Como mandante do confronto, o Velo Clube perdeu duas vezes para equipe comercialina, sendo a última derrota no Benitão para o rival há 41 anos, por 2 a 0, gols de Vânder e Thadeu Ricci, partida válida pelo Paulistão de 1979.

DUELOS PELA COPA PAULISTA
Pela Copinha, Velão e Leão se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Galo Vermelho, um empate e um triunfo do Comercial. Lembrando que pela última rodada da primeira fase edição de 2012, em confronto direto pela última vaga do Grupo 2, o Velo Clube venceu o rival, de virada, por 2 a 1, no Benitão, em Rio Claro e avançou, consequentemente, eliminou o time ribeirão-pretano do torneio.

RECENTE
No confronto mais recente, com gol do volante Anderson Brito, no primeiro minuto de partida, o Velão bateu o Alvinegro por 1 a 0, em pleno Estádio Palma Travassos, em Ribeirão Preto, jogo válido pela quarta rodada da primeira fase da Série A3 deste ano.