Copa Paulista: Relembre participações nacionais de São Caetano, Mirassol e XV

Os três times, ao lado do EC São Bernardo, estão na briga pelo título do torneio estadual

por Federação Paulista (FPF)

São Paulo, SP, 01 (AFI) - Os quatro semifinalistas da Copa Paulista entram em campo neste sábado (02) para decidir uma vaga na final. A presença na decisão já garante aos clubes a disputa de um torneio nacional em 2019. O campeão escolherá entre Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil. O vice ficará com a outra vaga. Dos quatro participantes, apenas o EC São Bernardo não disputou um jogo oficial fora de São Paulo. Já São Caetano, Mirassol e XV de Piracicaba têm histórias para contar.

SÃO CAETANO
O São Caetano foi a sensação nacional no início dos anos 2000. Vice-campeão da Copa João Havelange em 2000, o time ainda repetiu o feito em 2001, quando perdeu a final para o Athletico-PR. O time ainda tem como campanhas nacionais de destaque o vice-campeonato da Série C em 1998 e a Copa do Brasil de 2008, quando chegou nas quartas de finais na melhor de duas seis participações.

 Relembre participações nacionais de São Caetano, Mirassol e XV (Foto: SER Caxias)
Relembre participações nacionais de São Caetano, Mirassol e XV (Foto: SER Caxias)
Eliminado pelo Botafogo nas quartas de final da Série D, em 2015, o São Caetano ficou afastado dos torneios nacionais até 2018, quando disputou a Copa do Brasil. A vaga foi conseguida após o título do Paulistão A2 no ano anterior.

O time, porém, acabou eliminado ao empatar com o Criciúma-SC, em casa. Ainda no ano passado, o São Caetano fez campanha de destaque no Paulistão, terminando em sétimo e conseguindo vaga na Série D de 2019. Mais uma vez a participação não foi das melhores, e o time acabou eliminado em um grupo com Cianorte-PR, Caxias-RS e Tubarão-SC.

XV DE PIRACICABA
Um dos mais tradicionais times do interior paulista, o XV de Piracicaba tem boas história em torneios nacionais. O time disputou três vezes a elite entre 1977 e 1979, terminando em 13º no último ano.

Entre as maiores glórias do time piracicabano está a conquista da Série C de 1995. Na final, a equipe venceu o Volta Redonda-RJ. Quatro anos antes, o XV de Piracicaba foi um dos primeiros clubes paulistas a disputar a Copa do Brasil. A vaga veio após o time vencer um dos grupos da primeira fase do Paulistão de 1990. Em campo, eliminação para o Caxias-RS.

Em 2003, o time acabou eliminado na Série C e só conseguiu voltar à disputa de um torneio nacional em 2017. Campeão da Copa Paulista de 2016, o time escolheu disputar a Série D. O grupo da primeira fase, porém, se mostrou forte e os piracicabanos acabaram eliminados pelo Operário-PR, que se sagraria campeão, e pelo Brusque-SC. O outro adversário foi o São Paulo-RS.

MIRASSOL
A equipe auriverde esteve presente em seis edições de torneios nacionais, sendo duas vezes na Série C (1995 e 2008) e quatro vezes na Série D (2009, 2011, 2012 e 2018). A melhor participação ocorreu em 2011. Na primeira fase, o time teve a companhia do conterrâneo Oeste. Juntos, deixaram para trás CENE-MS, Operário-PR e Cerâmica-RS. Nas oitavas, o Mirassol superou o tradicional Juventude-RS após vitória de 2 a 0 e derrota por 3 a 2.

Quis o destino, porém, que o time reencontrasse o Oeste nas quartas de final. O confronto paulista valia o acesso para a Série C e o time de Itápolis, hoje sediado em Barueri, acabou levando a melhor nos pênaltis após vitória de 3 a 1 para cada lado.

No ano passado, o Mirassol voltou a participar novamente da Série D, porém acabou eliminado ainda na fase de grupos por Caxias-RS e Inter de Lages-SC. O Nova Iguaçu completou a chave.