Copa Paulista: Por titulo inédito, São Caetano defende tabu diante do XV no Anacleto

Os dois finalistas tem preferência em disputar a Série D em 2020

por Luiz Carlos Éden

Sorocaba, SP, 12 (AFI) - São Caetano e XV de Piracicaba se enfrentam no próximo sábado (16), às 17 horas, no estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul, no Grande ABC paulista, pelo jogo de volta da final da Copa Paulista.

Na ida, com gols de Jean Dias, Júnior Alves e Max, o time do ABC venceu o Nhô Quim por 3 a 2, no Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Cássio Gabriel fez os dois gols da equipe do interior.

Com esse resultado, o Pequeno Gigante joga agora por um empate para ser campeão do torneio. Já o XV precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para reverter a situação. Como não há vantagem por melhor campanha, uma vitória quinzista por um gol de diferença, leva a decisão para os pênaltis.

Além da premiação em dinheiro mais o troféu, o campeão decidirá qual competição nacional irá participar em 2020; entre Série D do Campeonato Brasileiro ou Copa do Brasil, enquanto que o vice ficará com a sobra.

Por titulo inédito, São Caetano defende tabu diante do XV no Anacleto (Foto: Antônio Trivelin/FPF)
Por titulo inédito, São Caetano defende tabu diante do XV no Anacleto (Foto: Antônio Trivelin/FPF)
TÍTULO INÉDITO
Campeão Paulista em 2004, bicampeão da Série A2 ( 2000 e 2017) e da Série A3 (1991 e 1998), o São Caetano disputou seis edições da Copa Paulista e nunca conquistou o titulo do torneio.

Já o XV de Piracicaba, que conta 17 participações, busca o bicampeonato. O Nhô Quim foi o campeão da Copinha em 2016 ao superar a Ferroviária na final.

RETROSPECTO
No histórico do confronto, o Azulão leva ampla vantagem sobre o Alvinegro piracicabano. Em 13 duelos, foram cinco vitórias do Pequeno Gigante, contra apenas uma do XV e mais sete partidas que terminaram empatadas.

TABU
Além do retrospecto favorável, o São Caetano jamais perdeu para o Nhô Quim como mandante do encontro. Nas sete vezes em que recepcionou o XV no Anacleto, o Pequeno Gigante conquistou quatro empates e três vitórias, com direito a duas goleadas aplicadas no ano 2000; por 6 a 1, pela Série A2 do estadual e 5 a 0, pela Copa João Havelange.

ÚLTIMO DUELO NO ANACLETO
Na ultima vez em que os rivais se enfrentaram no ABC, com dois gols do atacante Carlão, o São Caetano venceu, de virada, o XV por 2 a 1, no Anacleto, pelo jogo de ida das quartas de final da Copa Paulista de 2017. O zagueiro Rodrigo fez o gol piracicabano.