Copa Paulista: Na última decisão, São Caetano e XV de Piracicaba foram campeões

Equipe alvinegra foi campeã da Copa Paulista 2016 e o São Caetano venceu o Paulistão A2 no ano seguinte

por Federação Paulista (FPF)

Campinas, SP, 05 (AFI) - São Caetano e XV de Piracicaba são os finalistas da Copa Paulista 2019. Os times se enfrentarão em dois jogos para definir o campeão e quem terá preferência de escolha da vaga nacional (Série D ou Copa do Brasil). Em suas mais recentes finais, tanto o time do ABC quanto o alvinegro saíram de campo como campeões. Relembre:

AZULÃO ENCERRA JEJUM
Rebaixado no Paulistão em 2013, o São Caetano viveu momentos angustiantes na Série A2. A equipe que brigou contra o rebaixamento em 2014, perdeu o acesso em 2015 no número de vitórias e foi eliminada pelo rival Santo André nas quartas em 2016. Em 2017, o São Caetano fez campanha consistente na fase inicial, terminando em segundo lugar. Na semifinal, eliminou o Rio Claro e conquistou o acesso.

Na última decisão, São Caetano e XV de Piracicaba foram campeões
Na última decisão, São Caetano e XV de Piracicaba foram campeões
Com a vaga no Paulistão garantida, o time azulino fez a final contra o Bragantino. Em jogo único no Anacleto Campanella, o São Caetano fez valer o fator casa e venceu por 2 a 1, com gols de Paulinho Santos e Régis. O título encerrou um jejum de 13 anos da equipe, já que a conquista anterior tinha sido o Paulistão de 2004.

TÍTULO INÉDITO DO XV
O XV de Piracicaba também disputou a Série A2 de 2017 e confiava em um bom trabalho, pois no ano anterior havia sido campeão da Copa Paulista. Naquela competição, o time foi avançando as primeiras fases sem sustos. Nas quartas, passou pelo Votuporanguense após cada time ganhar uma partida por 1 a 0 – o XV tinha vantagem por ter melhor campanha –, e na semifinal eliminou o Rio Claro vencendo por 1 a 0 e 2 a 1.

A decisão foi contra a Ferroviária. O time piracicabano venceu por 2 a 0 na ida, com gols de Rafael Gomes. Na volta, não faltaram emoções. Em apenas sete minutos a Ferroviária igualou o placar agregado. O time de Araraquara ainda fez o terceiro aos 20 minutos do segundo tempo. Aos 27, porém, Rodrigo descontou para o XV e o placar ficou em 3 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Na disputa, XV de Piracicaba levou a melhor, venceu por 4 a 2 e conquistou o título inédito.

DECISÃO MARCADA
São Caetano e XV de Piracicaba iniciam a disputa do título da Copa Paulista 2019 neste sábado (9), às 18h, no Barão de Serra Negra. O jogo de volta acontece no Anacleto Campanella, no sábado seguinte (16), às 17h.