Copa Paulista: Velo Clube e Rio Claro fazem ajustes finais antes de 'decisões'

Galo Azul enfrenta a Inter de Limeira, fora de casa e o Rubro-Verde recebe o Noroeste

por Renan Riggo - A Folha Esportiva

Rio Claro, SP, 08 (AFI) - O Velo Clube e o Rio Claro realizaram nesta quinta-feira (08) os últimos treinamentos antes dos confrontos válidos pela 8ª rodada da primeira fase da Copa Paulista. O Galo Vermelho treinou durante a tarde e recebe o Noroeste nesta sexta (09), às 20h, no Estádio Benito Agnelo Castellano. O Azulão, por sua vez, treinou no período noturno e também nesta sextavai até Limeira para encarar a Internacional, também às 20h.

Vindo de vitória na última rodada frente ao Atibaia, o Rubro-Verde ocupa a 4ª colocação do grupo 2, com 8 pontos. O Galo Azul vem de derrota para o XV de Piracicaba, mas não perdeu sua posição de vice-líder do grupo, com 11 pontos.

Caso o Rio Claro vença a Internacional, somará 14 pontos e garantirá sua classificação à próxima fase do certame. Se o Velo triunfar sobre o Noroeste, vai para 11 pontos e também deixa o avanço à etapa seguinte da competição bem encaminhado. Oponente do Azulão na 8ª rodada, a Inter de Limeira possui os mesmos 11 pontos da equipe rio-clarense, estando na 3ª posição devido ao saldo de gols (2 a 0 para o Rio Claro). O Norusca, adversário do Velo, encontra-se na 5ª posição, com 5 pontos, e ainda sonha com a classificação.

VELO CLUBE
O clima no Rubro-Verde estava muito bom durante o treinamento desta tarde. Jogadores e comissão técnica demonstraram-se muito confiantes após a vitória na última rodada contra o Atibaia e o consequente ingresso na zona de classificação. O técnico Fernando Souza destacou a grande estreia do centroavante Anderson Magrão, que anotou o tento da vitória na rodada passada, e falou sobre a diferença de possuir um “9 de ofício” em seu ataque.

Rubro-Verde recebe o Noroeste (Fotos: Daniel Lins/A Folha Esportiva)
Rubro-Verde recebe o Noroeste (Fotos: Daniel Lins/A Folha Esportiva)
“O Velo vinha de outras competições sem um atacante de área. Cheguei aqui sem tentar mudar muita coisa no esquema de jogo da equipe. Obviamente, inseri algumas características minhas na equipe. Trouxe o Gustavo Henrique da beirada para o meio de campo. Atuamos com o Chuck centralizado e depois voltei ele para a ponta. Aí percebemos que precisaríamos de um camisa 9. Apostamos muito no Magrão e também confiamos no Samuel, que quando precisamos, fez o papel do atacante centralizado. Foi uma grande contratação. É bom ter opções e o Velo só tem a ganhar com isso”, declarou o comandante velista.

Fernando também falou das expectativas para o confronto decisivo de amanhã frente ao Noroeste e do planejamento do time em busca da classificação. “A gente definiu que faria duas finais. A primeira seria contra o Atibaia, de acordo com o nosso projeto aqui dentro do Velo. Reunimos diretoria, comissão técnica e jogadores e explicitamos a importância desse jogo fora em Americana. Vencemos esse primeiro desafio e amanhã disputamos a segunda final. Sabemos que vai ser difícil, pois o Noroeste tem um time competitivo e que evoluiu ao longo do campeonato. Será um grande jogo e vamos em busca da vitória.”

O centroavante Anderson Magrão, que estreou na rodada passada e fez o gol da vitória, também falou sobre a sensação da primeira partida vestindo o uniforme velista e sobre o rival de amanhã. “É uma alegria imensa poder ajudar a equipe do Velo. Estávamos precisando da vitória e eu cheguei em um momento delicado. Chamei a responsabilidade de bater o pênalti e fui feliz ao convertê-lo. Emplacamos essa vitória e aí a confiança vai lá em cima. Sabemos que só a vitória interessa ao Noroeste e por isso vai ser um jogo duro. Se vencermos, vamos para 11 pontos e ficamos muito próximos da classificação.”

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO VELO
O Galo Vermelho deve ir a campo com a seguinte escalação: Felipe Rocha; Caio, Léo Santos, Felipe Codognatto e Janílson; Eurico, Niander, Gustavo Henrique e Anderson Brito; Pedrinho e Anderson Magrão.

RIO CLARO F.C.
O Galo Azul treinou no período noturno pensando na adequação com o horário da próxima partida, que também será à noite. Após ser derrotado pelo XV em casa no último domingo, o Rio Claro tem outro desafio muito difícil pela frente: a Internacional em Limeira. Apesar do revés na rodada passada, a confiança da equipe não foi abalada e todos têm em mente que uma vitória nas últimas três rodadas classifica o time à fase seguinte.

O atacante rioclarista Gustavo Sapeka explicou as duas derrotas do time na competição, ambas para o Nhô Quim. “Sabíamos das dificuldades dos dois jogos contra o XV, por ser uma equipe que manteve o plantel da Série A2 para a Copa Paulista. Dentro do planejamento dos clubes, são poucos os que fazem isso e eles têm um time muito forte. No jogo do primeiro turno, lá em Piracicaba, ainda não tínhamos um elenco tão forte. A disparidade foi maior em relação ao do domingo passado. O treinador do XV até destacou que a mudança de patamar do nosso time foi muito grande. Levamos isso como um combustível dentro do nosso elenco, pois sabemos que temos condições.”

Galo Azul enfrenta a Inter de Limeira, fora de casa (Foto: Daniel Lins/A Folha Esportiva)
Galo Azul enfrenta a Inter de Limeira, fora de casa (Foto: Daniel Lins/A Folha Esportiva)
Sobre o confronto de amanhã frente à Inter, Sapeka acredita que uma vitória leva o Rio Claro para a próxima fase do Copa Paulista. “Dentro do nosso planejamento, acredito que os três pontos em Limeira encaminham nossa classificação junto ao XV. É claro que Inter também possui uma forte equipe e tem uma Série A1 para jogar no ano que vem, além de ter anunciado o Elano como treinador. Vai ser um bom jogo. Estamos com a cabeça boa a vamos em busca de uma grande atuação para complicar as coisas para eles, assim como eles fizeram aqui no primeiro turno.”

Por fim, o jogador do Rio Claro falou sobre seu companheiro no ataque da equipe, Tadeu, e como a vinda do centroavante influenciou em seu jogo. “É um prazer jogar ele! É um cara que conversa muito comigo a respeito de muitas coisas, principalmente do que aconteceu comigo no passado (lesão no joelho). Dentro de campo, ele se comunica bastante comigo também e isso me ajuda muito. É um jogador que soma demais e a presença dele aqui só faz com que o clube, os torcedores e os outros jogadores ganhem. Fico muito feliz em fazer essa dupla de ataque com ele e esperamos dar cada vez mais alegrias à torcida rioclarista”, finalizou Sapeka.

PROVÁVEL ESCALAÇÃO DO RIO CLARO
O Galo Azul deve ir a campo com a seguinte escalação: Thiago Passos; Paulinho, Fernando, Sílvio e Boré; Roger Bernardo, Léo Costa, Vitor Braga e Nelsinho; Gustavo Sapeka e Tadeu.