Copa Paulista: 'Clássico dos Imigrantes' tem tabu a ser quebrado e muita história

Jogo de muita tradição, Juventus e Portuguesa se enfrentam no domingo na Rua Javari

por Agência Futebol Interior

São Paulo, SP, 10 (AFI) - No dia 14 de julho (domingo) acontecerá um dos clássicos mais charmosos do futebol paulista e porque não dizer do futebol brasileiro. Longe das glórias do passado, Juventus e Portuguesa se enfrentam ás 10h, na belíssima Rua Javari, pela quarta rodada da Copa Paulista, competição considerada prioritária para as equipes poderem voltar ao cenário nacional, já que o campeão ganha uma vaga na Série D.

O duelo recebe o nome de 'Clássico dos Imigrantes', pois ambos foram fundados por imigrantes. O Juventus, por italianos, e a Portuguesa, por portugueses, acendendo a rixa entre as duas culturas. A mística do confronto aumentou por ter sido o primeiro jogo oficial da Lusa como proprietária do Canindé, em 1956. Na ocasião, venceu por 2 a 0.

Juventus x Portuguesa se enfrentam neste domingo
Juventus x Portuguesa se enfrentam neste domingo

O Juventus aparece como favorito ao duelo por defender um pequeno tabu. Nos últimos quatro jogos foram: dois empates e duas vitórias juventinas. O último triunfo da Portuguesa foi no dia 27 de agosto de 2017, por 1 a 0, fora de casa.

A Lusa, no entanto, leva boa vantagem quando considerado o retrospecto geral. Os times já se enfrentaram em 132 oportunidades, com 68 vitórias da Portuguesa e apenas 31 do Juventus. Outras 33 partidas terminaram empatadas. A equipe do Canindé marcou 252, contra 153 de seu rival.

Juventus e Portuguesa se enfrentam em momentos distintos na competição. Enquanto o 'Moleque Travesso' ocupa a vice-liderança do Grupo 3, com seis pontos, um atrás do líder Nacional, a Lusa é a lanterna, com três, pontos conquistados na última rodada, no triunfo, por 2 a 1, frente ao Corinthians.