Com grupo da morte, arbitral define fórmula de disputa da Copa Paulista 2018

Dois últimos campeões, Ferroviária e XV de Piracicaba, e o último vice, Inter de Limeira, estão todos no mesmo grupo

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 22 (AFI) – O Departamento de Competições da Federação Paulista de Futebol (FPF) realizou na tarde desta terça-feira o arbitral da Copa Paulista 2018, que definiu os clubes participantes, grupos e fórmula de disputa do torneio, que terá início no dia 5 de agosto.

As mudanças em relação à 2017 começam no número de participantes. Nesta temporada serão 27, contra 22 da edição passada. Com o aumento de clubes, o número de grupos da primeira fase também aumentou: de três para quatro. Sendo o primeiro com seis participantes e os demais com sete times cada.

Os confrontos serão feitos em turno e returno. Desses, quatro equipes de cada chave se classificarão para a próxima fase, as oitavas de final.A segunda etapa será formada por 4 grupos com 4 equipes, que novamente jogarão em turno e returno entre eles para definir os oito quadrifinalistas.

A única mudança nas quartas de final é que a partir de 2018 ela será decidida em penalidades caso o placar agregado termine empatado após os dois jogos. Até 2017, o desempate era através de melhor campanha. Semifinal e final continuam da mesma forma do ano anterior. A decisão do torneio está marcada para o dia 2 de dezembro.

A Ferroviária é a atual campeã do torneio
A Ferroviária é a atual campeã do torneio

No Grupo 1 estão : Grêmio Novorizontino, Mirassol, Batatais, Penapolense, Votuporanguense e Olímpia.

O grande destaque fica por conta do Grupo 2, devido ao recente desempenho de seus participantes na competição: Ferroviária, Red Bull Brasil, Inter de Limeira, XV de Piracicaba, Rio Claro, Desportivo Brasil e Noroeste;

No Grupo 3 estão: São Caetano, Bragantino, Santo André, Santos, Água Santa, Taubaté e São Bernardo FC. Já o Grupo 4 é formado por: Ituano, Portuguesa, Juventus, Osasco Audax, Nacional, Taboão da Serra e Atibaia.

O vencedor do torneio poderá escolher entre disputar a Série D do Campeonato Brasileiro 2019 ou a Copa do Brasil 2019, deixando o que sobrar para o vice-campeão.

ATLETAS
Cada clube poderá inscrever 26 atletas na Lista A, não tendo obrigatoriedade de três goleiros. Já a Lista B poderá ter atletas nascidos a partir de 1997 e que tenha jogado uma competição de base pelo clube em 2018 ou em anos anteriores.

As inscrições para a primeira fase irão até o dia 18 de setembro. Os times classificados poderão mudar até 6 atletas para as fases seguintes.

 
 
" />