Copa Paulista: Caiu último invicto e não houve surpresas no final

Brigas boas ficaram na definição da última vaga dos Grupos 1 e 2

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 2 (AFI) – Muitas emoções, mas nenhuma grande novidade na 18.ª rodada da Copa Paulista, toda disputada neste domingo cedo, de clima seco e de muito calor por todo o Estado de São Paulo. Foram definidos os oito clubes que faltavam para inteirar os 16 integrantes da segunda fase. Os novos grupos estão formados (Veja aqui...) e a maior surpresa foi a queda do último invicto, o Ituano, que perdeu em casa para o União Barbarense, por 1 a 0.

Dessa forma, Ituano e Internacional de Bebedouro ficaram com o maior número de pontos: 35 pontos, respectivamente, nos Grupos 3 e 1. A nova fase deve começar no outro final de semana, com a Federação Paulista de Futebol, através de seu departamento técnico.

Vaga por desempate
Em cada grupo, coincidentemente, três clubes brigavam por duas vagas. A maior disputa aconteceu no Grupo 1, onde pela quarta vaga terminaram empatados em 28 pontos, o Oeste e o Penapolense. O time de Itápolis ficou com a vaga por ter maior número de vitórias: 8 a 7.

Os dois venceram bem. O Penapolense, mesmo fora de casa, goleou o Catanduvense, por 4 a 2, enquanto o Oeste, em casa, fez 3 a 0 sobre a Santacruzense. Em Bauru, o Noroeste confirmou a terceira vaga, com 29 pontos, ao vencer o lanterna XV de Jaú, por 2 a 0.

Já classificado e garantido com o segundo lugar, o Linense cumpriu tabela e venceu o Rio preto, por 1 a 0, em Lins, terminando com 33 pontos, numa ótima campanha. A líder Internacional de Bebedouro folgou na rodada e terminou com 35 pontos.

Disputa emocionante
No Grupo 2, o preenchimento das duas vagas também foi de arrepiar. A Francana tirou um coelho de dentro da cartola ao vencer, fora de casa, ao Batatais,, ficando em terceiro lugar com 20 pontos. Dessa forma, não podia ser alcançada pelo Botafogo, que ficou com 19 pontos, em quinto lugar, mesmo tendo vencido o São Carlos, por 3 a 2, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto.

Nesta altura, outra esperança do tricolor de Ribeirão Preto
Era um tropeço da Ferroviária diante de seu arquirrival, o Comercial, em jogo disputado na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara. Mas ocasional ou não, houve empate sem gols entre os dois e a Ferroviária terminou em quarto lugar, com 20 pontos. Perdeu a terceira posição para a Francana pelo número de vitórias: 5 a 4.

Antes mesmo da rodada final, já estavam classificados o Velo Clube, com 24 pontos e na liderança, e o Comercial, vice-líder, com 23.

Caiu o invicto
No Grupo 3, a surpresa maior mesmo foi a derrota do Ituano, que vinha de uma campanha irreparável. Mas perdeu para o o União Barbarense, como que a tirar das costas o peso de carregar a série invicta para a segunda fase.

O time de Santa Bárbara d’Oeste venceu por 1 a 0, brigando muito porque ainda poderia ficar com a quarta vaga. Mas terminou com 20 pontos, um ponto a menos do que o Palmeiras, que somou 21 pontos após vencer, por 1 a 0, a eliminada Internacional de Limeira.

A terceira posição, como era esperado, foi confirmada pelo XV de Piracicaba que, em casa, fez 2 a 1 sobre o lanterna Itapirense. O XV fechou a fase com 22 pontos, dois a menos do que o vice-líder Red Bull, que folgou na rodada. O Ituano já tinha 35 pontos.

Empates dão vagas
No Grupo 4, também deu a lógica. Juventus e Audax só precisavam empatar para chegar à segunda fase. E conseguiram seus resultados. O Juventus foi até Jundiaí e arrancou o empate nos últimos minutos de jogo, quando fechou o placar em 2 a 2. Dessa forma, terminou em terceiro lugar, com 24 pontos.

Mesmo número de pontos do Audax que empatou com o São José, por 1 a 1, no Estádio Martins Pereira, em São José dos Campos. O Audax, ex-Pão de Açúcar, ficou em quarto lugar por ter menos vitórias do que o Juventus: 6 a 5.

As outras duas vagas já estavam definidas. O líder São Bernardo, em casa, confirmou seu favoritismo ao vencer o Taubaté, por 2 a 1, chegando aos 29 pontos. O Paulista ficou com 27 pontos.

Confira os resultados da última rodada da 1ª fase:

Grupo 1
Catanduvense 2 x 4 Penapolense
Oeste 3 x 0 Santacruzense
Noroeste 2 x 0 XV de Jaú
Linense 1 x 0 Rio Preto

Grupo 2
Batatais 0 x 1 Francana
Botafogo 3 x 2 São Carlos
Ferroviária 0 x 0 Comercial

Grupo 3
Ituano 0 x 1 União Barbarense
Palmeiras 1 x 0 Internacional
XV de Piracicaba 2 x 1 Itapirense

Grupo 4
Paulista 2 x 2 Juventus
São Bernardo 2 x 1 Taubaté
São José 1 x 1 Audax
Corinthians 1 x 0 Grêmio Osasco

Veja a CLASSIFICAÇÃO FINAL !