ESPECIAL: Copa Paulista faz dez anos com campeões diferentes

por Agência Futebol Interior

Campinas, SP, 24 (AFI) – O Portal Futebol Interior está pronto para mais um show de cobertura na Copa Paulista, que começa no próximo dia 11. No total, 32 clubes lutam pelo título e também por uma vaga na Copa do Brasil de 2010, feito exclusivo do campeão da Copinha deste ano. O curioso é que em 10 edições foram 10 campeões diferentes, sem que um clube tenha conquistado por duas vezes a Copa Paulista.

Veja também:
Musa do Pânico é convidada por Ronaldo para treinar no Timão

Desta maneira, o Portal FI traz os 10 campeões da Copinha, que teve início em 1999. Na primeira edição, o Paulista levou o caneco, sendo que o Ituano ficou com a segunda colocação. Em 2000 não teve disputa. No ano seguinte, foi a vez do Bandeirante de Birigui saborear a conquista após deixar o União Barbarense com o vice.

A competição de 2002 foi dividida em duas regiões, portanto, dois foram os campeões. Na região oeste o título foi do São Bento, sendo que o Jaboticabal ficou em segundo. Na região leste o título foi do Ituano e o Santo André foi o vice. Em 2003, o Ramalhão deu o troco e faturou a Copinha apo bater o Ituano na decisão.

O único considerado grande a ficar com a taça foi o Santos. Em 2004, o time santista venceu o Guarani na final. No ano seguinte, o título foi do Noroeste, que derrotou o Rio Claro no embate da taça. Em 2006, a Ferroviária ressurgiu das cinzas ao calar Bragança Paulista com a vitória heróica contra o Bragantino. No ano seguinte, foi a fez do Juventus levar o título pela primeira vez para a capital ao vencer o Linense em jogo memorável.

O atual campeão da Copa Paulista é o Atlético Sorocaba, que levou a taça com autoridade em mais uma brilhante decisão. Mesmo jogando com 18 mil torcedores contra, o Galo venceu o XV de Piracicaba, em pleno Estádio Barão de Serra Negra, em Piracicaba. Agora, resta saber se teremos mais um campeão inédito ou um time com o segundo título.

Confira os campeões e vices da Copinha:

1999- Paulista (campeão)
Ituano (vice)

2001- Bandeirante (campeão)
União Barbarense (vice)

2002- São Bento (campeão do oeste)
Ituano (campeão do leste)
Jaboticabal (vice do oeste)
Santo André (vice do leste)

2003- Santo André (campeão)
Ituano (vice)

2004- Santos (campeão)
Guarani (vice)

2005- Noroeste (campeão)
Rio Claro (vice)

2006- Ferroviária (campeão)
Bragantino (vice)

2007- Juventus (campeão)
Linense (vice)

2008- Atlético Sorocaba (campeão)
XV de Piracicaba (vice)

 
 
" />